sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Leptospirose?


Já era de se esperar. Depois das chuvas que castigaram Santa Catarina nos últimos dias, era só uma questão de tempo até que fossem anunciados os primeiros casos de doenças provocadas por enchentes.

Era inevitável o contato com a água, afinal boa parte das cidades atingidas ficou submersa. A água invadiu casas e, em muitos locais, obrigou os moradores a sair apenas com a roupa do corpo.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina já confirma cinco casos de leptospirose e mais de 140 casos suspeitos foram notificados.

A leptospirose é uma das doenças relacionadas com a chuva, causada por uma bactéria presente na urina de ratos e outros animais, como porcos, cães e bois.

Quando a água das chuvas se mistura à urina desses animais, que estão em bueiros e esgotos, e entra em contato com a pele, ocorre a transmissão da doença.


A bactéria penetra por meio da pele e mucosas ou pela ingestão de água e alimentos contaminados. Pequenos ferimentos facilitam a entrada, mas, mesmo que não haja machucado, é possível a transmissão se o contato com a água ou lama for prolongado.

Outra maneira de transmissão da doença é o contato direto da boca com latas de refrigerante e cerveja, que podem ter sido contaminadas com urina de rato enquanto estavam estocadas em depósitos e armazéns.

Há um período de incubação da leptospirose, que varia de um a 30 dias, mas é comum a doença se manifestar de uma a duas semanas após o contato com a água contaminada.

Sintomas

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça, fraqueza e dor muscular, o que pode ser confundido com gripe. O caso é agravado com fortes dores na barriga, dor na panturrilha (batata da perna) e amarelamento da pele.

O paciente pode ficar desidratado por conta dos vômitos e diarréia. O diagnóstico é confirmado por meio de exame de sangue.

Tratamento

O tratamento é realizado com antibióticos e hidratação constante. É importante consultar um médico porque se os sintomas forem confundidos com a gripe e o paciente fizer uso do ácido acetilsalisílico - como, por exemplo, AAS, Aspirina ou Melhoral - pode haver sangramento e complicação da doença. Também devem ser evitados os antiinflamatórios.

Recomendações

A primeira recomendação é que não haja contato com água de enchente, porém se isso for inevitável, é fundamental que se use luvas e botas de borracha ou, na falta delas, sacos plásticos amarrados nos pés e nas mãos. A limpeza dos objetos atingidos deve ser feita com água sanitária.

Os alimentos que entraram em contato com esta água devem ser descartados e jamais consumidos. Vale lembrar que não existe vacina contra leptospirose, portanto a prevenção é o melhor remédio.

Nenhum comentário: