terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Idec?


Começou mal o primeiro dia das novas regras do SAC, exigidas pelo decreto 6.523/2008, assinado pelo presidente Lula.

Como era de se esperar, os serviços de atendimento não respeitam nem sequer uma das regras mais polêmicas: o tempo de espera.

Segundo o decreto, os operadores de call center são obrigados a atender o cliente em, no máximo, um minuto, mas não é o que tem acontecido.

Já no primeiro dia de aplicação das novas regras, vários veículos de comunicação testaram o serviço e constataram falhas.

Pior que isso, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) também pôs à prova o atendimento telefônico de algumas empresas e obteve resultados insatisfatórios.


Em uma ligação o técnico do Idec chegou a esperar sete minutos para ser atendido. Outro problema é que nem todos oferecem ligação gratuita, mais uma das exigências do decreto.

Vale lembrar que as multas, em caso de descumprimento das regras, podem chegar R$ 4,8 milhões.

O Idec é uma associação de consumidores e foi criado em 1987. O instituto orienta e informa os associados sobre os direitos como consumidor; faz testes e avalia produtos e serviços; e move ações judiciais contra empresas e governo, defendendo o interesse dos associados.

Se você achou que ia ser fácil e que as mudanças seriam implementadas de imediato, aguarde mais um momento, por gentileza, que estarei transferindo a ligação para o setor responsável.

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