segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pesquisa de opinião?


Quer saber se um produto é bem aceito pelo consumidor? O que pensam os brasileiros sobre a doação de órgãos? Qual a intenção de voto nas próximas eleições? A crise mundial vai prejudicar o país?

As respostas à estas e outras perguntas podem ser obtidas por meio de pesquisas de opinião, o que muitas empresas especializadas fazem.

Institutos de pesquisa realizam levantamento de informações a respeito de determinado assunto, geralmente de interesse coletivo.

A pesquisa de opinião é a maneira encontrada para refletir a opinião de todos, por meio de entrevistas com algumas pessoas escolhidas, geralmente, por amostragem.


Ontem, por exemplo, foi divulgada pesquisa de opinião em que 49% dos brasileiros aprovam a atuação do presidente Lula frente à crise financeira. Além do percentual, a pesquisa aponta as regiões do país onde é maior ou menor o índice de aprovação.

Para esta pesquisa, em especial, foram ouvidas quase 3.500 pessoas e é sempre colocada uma margem de erro - por se tratar de estatísticas e não números absolutos - que, neste caso, foi de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A mesma pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha, revelou que 45% dos brasileiros consideram como ruim ou péssimo o desempenho do presidente dos Estados Unidos, George Bush. O presidente eleito Barack Obama, em contrapartida, tem o otimismo do povo brasileiro a seu favor. A expectativa de que sua atuação contra a crise será ótima ou boa representa 57% das opiniões.

As pesquisas de opinião podem ser realizadas por meio de entrevistas pessoais, por telefone, via e-mail ou ainda questionários encaminhados pelo correio.

Apesar de os cálculos realizados em pesquisas terem bases científicas que comprovam sua eficácia, muita gente duvida da veracidade das informações. Principalmente quando a taxa de aprovação do nosso presidente chega a, incríveis, 70%.

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