terça-feira, 16 de dezembro de 2008

WWF?


É difícil falar de meio ambiente, preservação da natureza, luta em defesa do planeta e não lembrar dele.

Marcante também é a imagem do urso panda que representa uma das mais famosas Organizações Não-Governamentais (ONG) ambientalistas do mundo.

O WWF (Worldwide Fund for Nature), Fundo Mundial para a Natureza, em português, se dedica à defesa do meio ambiente desde 1961.

Quando foi fundado a sigla WWF significava “World Wildlife Fund” o que foi traduzido como “Fundo Mundial da Natureza”, em português. No entanto, a atuação da instituição mudou de foco e as letras passaram a simbolizar o trabalho de conservação de maneira mais ampla. Com isso, a sigla ganhou sua segunda tradução: "World Wide Fund For Nature" ou “Fundo Mundial para a Natureza”.

Esta semana, o alerta do WWF é com relação aos peixes. Estudos da ONG apontam que mais de 75% da população de peixes mundial está ameaçada de extinção.

Isso acontece, principalmente, por causa da pesca predatória. Uma das espécies mais ameaçadas é o cantarilho ou peixe vermelho, comum na América do Norte.


Um outro problema está relacionado à captura desses peixes: a destruição de corais de água fria milenares. Por isso, o WWF pede a proibição da pesca em águas profundas.

O WWF tem sede na Suíça e uma rede mundial com representantes nos principais países do mundo. O WWF já atua no Brasil há 37 anos e iniciou o seu trabalho apoiando estudos sobre as tartarugas marinhas e o Mico-Leão-Dourado.

WWF-Brasil

Em 1996, foi criado o WWF-Brasil cujo primeiro projeto teve como foco o ecoturismo, a educação ambiental, a criação e implementação de áreas protegidas nos municípios da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

A ONG se dedica à preservação da natureza, integrando atividade humana e conservação da biodiversidade, além de promover o uso racional dos recursos naturais.

No site do WWF-Brasil é possível encontrar dicas de como ajudar o meio ambiente, como, por exemplo, economizando água. Seja no banho, na hora de lavar roupa, nas regas de jardim ou lavando o carro, é importante ter consciência do desperdício.

Só pra se ter idéia, uma torneira mal fechada pode desperdiçar 46 litros de água em um dia. Com uma abertura de 1 mililitro, o fiozinho de água escorrendo será responsável pela perda de 2068 litros de água em 24 horas.

A falta de informação já não pode mais ser usada como justificativa para continuar de braços cruzados, enquanto o mundo dá sinais de cansaço. Resta saber se você faz a sua parte.

Nenhum comentário: