sábado, 6 de dezembro de 2008

Isotônico?


Ele já foi indicado por médicos e nutricionistas, em caso de desidratação provocada por algumas doenças, como a dengue, ou mesmo como sugestão de cardápio saudável durante o carnaval.

Para repor líquidos e manter o corpo hidratado ele sempre esteve ao lado da água, suco e água de coco, nas recomendações de profissionais.

Até nos comerciais de televisão ele aparece como um alívio, depois da prática de exercícios.

O isotônico é uma bebida composta por água, sais minerais e carboidratos, usado para reposição de líquidos e sais minerais perdidos pelo suor.

Existem os isotônicos naturais, como a água de coco, e os artificiais, enfoque deste texto.

Até aqui nenhuma novidade. Mas agora a Anvisa defende que os isotônicos sejam consumidos apenas por atletas.

E por atleta a agência define o "indivíduo que pratica exercício físico de alta intensidade com o objetivo de rendimento esportivo ou competição".

Ou seja, não é atleta "quem pratica atividade física de forma regular ou esporádica com objetivo de promoção da saúde, recreação ou estética", por exemplo.


Por enquanto é apenas uma recomendação, mas a Anvisa já abriu processo de consulta pública para avaliar a proposta.

Serão analisadas sugestões de especialistas, da população e de fabricantes para que uma nova resolução seja publicada e passe a valer como regra nacional.

A sugestão é que o rótulo seja alterado do atual “alimentos para praticantes de atividade física” para “alimentos para atletas”.

Além disso, haverá uma advertência para que gestantes, crianças e "portadores de enfermidades" não bebam isotônicos.

A justificativa da Anvisa é que existe um consumo inadequado da bebida atualmente e, apesar de não ter sido registrado nenhum problema de saúde provocado pelo mau uso, essa é uma medida de precaução. Resta saber se não existem interesses escusos por trás de tudo isso.

Nenhum comentário: