quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

UCA?


Não tem mais jeito, estamos na era digital. Celulares, computadores, câmeras digitais, enfim, uma infinidade de produtos que facilitam a nossa vida.

Mas espere um momento: estamos quem? Para quem lê esse post pode até parecer normal falar em novas tecnologias, internet e outras mídias, mas muita gente (muita mesmo) nem faz idéia do que isso significa.

Mesmo assim, o Ministério da Educação (MEC) realizou, ontem, um pregão eletrônico para a compra de notebooks populares.

A medida faz parte do programa Um Computador por Aluno (UCA) do MEC, que tem como objetivo informatizar o ensino público no Brasil.

O MEC acredita que, se cada estudante tiver seu próprio laptop, a aprendizagem acontece de modo mais completo, porque além da mobilidade, ele estará imerso na cultura digital.

Em 2007 cinco escolas participaram de um projeto piloto em São Paulo, Porto Alegre, Palmas, Piraí e Brasília.

Dessa vez, são 150 mil equipamentos, no valor de R$ 553 cada um, que serão distribuídos em escolas públicas do país.


No valor estão incluídos os serviços de entrega nas escolas, imposto, garantia, manutenção e configuração.

A empresa que venceu o pregão é a Encore e o modelo escolhido é o Mobilis. O notebook deve ter, entre outras coisas, no mínimo 512 MB de memória, tela LCD a partir de sete polegadas, duas portas USB e teclado protegido contra derramamento de líquidos.

No ano passado o governo cancelou uma licitação de compra de notebooks por considerar alto demais o valor das máquinas.

Com tanta tecnologia à disposição dos menos favorecidos, resta saber se os professores vão ensinar os alunos a fazer um download de um prato de comida. Em muitos casos, esta é a necessidade mais imediata de que muitos precisam.

Nenhum comentário: