quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Fio dental?


Não, não falaremos sobre a peça íntima do vestuário feminino. O fio dental de que falamos é aquela linha que deve ser usada toda vez que se escova os dentes, mas que muitos esquecem.

Ou dizem que não conseguem passar, ou usam de vez em quando, ou, ainda pior, só usam quando entra um pedaço de carne ou outro alimento que dificilmente sai de outro jeito.

Muita gente nem repara, quando vai às compras, que existe fio dental e fita dental. Isso mesmo, apesar de muito semelhantes podem fazer diferença no hábito de limpeza bucal.

O incômodo que muitos relatam a respeito da dificuldade ou mesmo do desconforto ao usar fio dental pode estar ligado à escolha do item.

A fita dental é mais espessa, por isso, quem tem dentes mais unidos pode ter certa dificuldade em usá-lo. Entretanto, por ser mais larga, consegue remover mais resíduos.

Em um ponto dentistas concordam: fio ou fita dental têm a mesma eficácia quanto à remoção de placa bacteriana. E é pra isso que eles servem, para chegar aos locais onde a escova não tem acesso.

As bactérias da placa, em contato com o açúcar, são responsáveis pela formação de ácidos que atacam o esmalte do dente e dão início às cáries.


O fio ou fita dental, aliado à escovação correta, impede a formação da placa bacteriana, da inflamação da gengiva (gengivite) e da inflamação do osso que segura o dente (periodontite).

Incrementados

Os mais atentos podem perceber que existem fios ou fitas enceradas e até com sabor. A intenção, nesse caso, é facilitar o deslizamento entre os dentes, além de deixar uma sensação de hálito refrescante.

Antes ou depois

O fio ou fita dental pode ser passado tanto antes como depois da escovação. A dica, para aqueles que não estão habituados, é passar o fio antes, porque é mais fácil associá-lo a um costume já estabelecido, como o de escovar os dentes.

Mito

Não é necessário escovar os dentes logo após cada refeição. Acreditava-se que restos de alimentos causavam cárie, mas hoje já se sabe que as bactérias da placa são as responsáveis pelo desenvolvimento dessa doença.

Portanto, a limpeza adequada, de uma a duas vezes por dia, é suficiente para manter a saúde de dentes e gengivas. Porém, isso não é desculpa para deixar de escovar os dentes sempre que achar necessário, afinal a sensação proporcionada pela escovação, principalmente após comer cebola, por exemplo, é bastante agradável.

Cuidado

Se houver sangramento da gengiva, insista na escovação e no uso do fio dental. Com isso, você elimina as bactérias e a inflamação. Se ao passar o fio sentir dor, desconforto ou alguma sensibilidade, pode ser cárie. É importante procurar um dentista para orientação.

Por fim, siga sempre as recomendações do seu dentista e faça uma visita a ele regularmente. Não se esqueça também de escovar a língua - ela armazena bactérias - e evite, por uma questão de higiene e educação, o uso de palito de dente.

Nenhum comentário: