sábado, 20 de dezembro de 2008

Varizes?


Todo mundo as conhece e sabe reconhecê-las facilmente. Quem as têm então, sabe bem o quanto incomodam, doem e, por vezes, dificultam a realização de atividades corriqueiras, como praticar uma atividade física ou mesmo fazer uma caminhada.

As varizes são veias dilatadas, deformadas e alongadas, de coloração azulada, que surgem nas pernas causando desconforto, queimação, cansaço e inchaço.

Origem

As varizes têm início quando as veias perdem a sua função, ou seja, perdem a elasticidade e dilatam, dificultando o retorno do sangue dos pés e pernas para o coração.

É o mau funcionamento das veias que causam a formação de varizes. Uso precoce de anticoncepcionais, ficar sentado no trabalho e sedentarismo podem contribuir para a formação de varizes em pacientes mais jovens.

No entanto, a hereditariedade ainda é o principal fator de risco. Só a título de curiosidade, varizes é a forma no plural da palavra variz.


Sintomas

Veias azuladas e muito visíveis ou ainda vasinhos avermelhados são sinais de varizes. Queimação nas pernas e na planta dos pés, inchaços nos tornozelos, principalmente no fim do dia, coceira, sensação de peso nas pernas e cãibras também compõem o restante dos sintomas.

Elas são mais comuns em mulheres e, geralmente, aparecem durante a gravidez, porém é cada vez maior o número de homens que apresentam varizes.

Tratamento

É muito importante procurar um especialista quando os sintomas aparecem, pois o que hoje parece uma bobagem, depois de um tempo pode ser perigoso.

Aqueles vasinhos podem evoluir, dando origem a uma trombose venosa, dermatite, hemorragia ou úlcera.

O tratamento impede a evolução da doença, além de aliviar os sintomas desconfortáveis.

Hoje é possível fazer escleroterapia, por meio de uma injeção de um medicamento que seca a veia. Quando o caso é mais sério pode ser realizada cirurgia para a retirada das varizes, inclusive a laser.

Mitos

Algumas lendas são criadas em torno do assunto, muitas baseadas em crenças populares. Depilação com cera quente não interfere na formação das varizes, assim como sessão de sauna também não faz mal.

Um medo que muitas mulheres têm é outro mito: o uso de salto alto não provoca varizes. Cremes, apesar de ajudar a aliviar os sintomas, não eliminam a doença.

Prevenção

É possível evitar as varizes com alguns cuidados simples. Não ficar muito tempo em pé, parado na mesma posição; praticar alguma atividade física, evitar o sobrepeso, usar meias elásticas, enfim, manter uma vida saudável.

Nenhum comentário: