domingo, 21 de dezembro de 2008

Balneabilidade?


Hoje começa, oficialmente, o verão no hemisfério Sul e para muitos brasileiros isto é sinônimo de férias, viagem, praia.


A verdade é que muitos já vivem esse clima durante o ano todo, com muito sol e calor, ainda mais nos últimos anos, por conta do aquecimento do planeta.

Para quem está arrumando as malas com destino às praias do nosso extenso litoral, alguns cuidados.

Os efeitos do sol são, sem dúvida, uma das maiores preocupações durante a estação, daí os diversos conselhos de especialistas quanto ao uso de protetor solar e restrições de horários para os banhos de sol.

Mais do que isso, deve-se prestar atenção também à qualidade da água das praias. Muita gente não leva a sério, mas os testes que medem a poluição determinam se a água está própria para o banho.

É o que os especialistas chamam de balneabilidade, isto é, a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário.


Por contato primário entende-se a relação direta e prolongada com a água, na qual pode haver ingestão do líquido.

A balneabilidade é determinada após análise microbiológica para verificação da quantidade de coliformes presentes na água.

Nessa época do ano alguns fatores influenciam, negativamente, na qualidade das águas, como o aumento do número de freqüentadores e as chuvas.

Ademais, algumas praias apresentam problemas antigos, como despejo de esgoto doméstico diretamente na água ou vindo de córregos que deságuam no mar.

O contato com a água contaminada pode causar desde doenças simples, como infecção intestinal, até mais graves, como hepatite A e cólera.

Por isso, fique atento aos relatórios sobre balneabilidade - bastante divulgados no verão - e placas espalhadas nas praias, que alertam sobre as condições da água.

Evite tomar banho em águas classificadas como impróprias e naquelas que recebem esgotos; cuide para que as crianças não bebam água do mar e não leve animais de estimação à praia.

Nenhum comentário: