sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Femproporex?


Em busca do corpo perfeito. Este é o lema de muitas pessoas que já recorreram, sem sucesso, a diversas maneiras de perder peso.

Longe de desistirem do objetivo, elas apelam para fórmulas milagrosas, indicadas por pessoas próximas e, muitas vezes, com o aval de um médico.

O Brasil é um dos campeões em consumo de anfetamina, posicionado em terceiro lugar no ranking mundial, de acordo com A Organização das Nações Unidas (ONU).

Um dos remédios mais utilizados por quem luta contra o peso é o femproporex, um anorexígeno da classe das anfetaminas.

Vendido legalmente no Brasil, o medicamento de uso controlado, atua no organismo diminuindo o apetite e, geralmente, é associado a outras substâncias, como tranqüilizantes, antidepressivos, laxantes e diuréticos.

O femproporex não é aprovado pela FDA porque sua segurança e eficácia são colocadas em dúvida. Entre os efeitos colaterais de quem faz uso do medicamento estão dores no peito, de cabeça, tremores, insônia e náuseas.


Um estudo apresentado este ano pela ONU revelou que o consumo de anfetaminas no mundo é maior que o de cocaína e heroína juntas.

Além do uso no combate à obesidade, o femproporex, que tem propriedade estimulante, é consumido por caminhoneiros para ficar acordados por mais tempo.

Por apresentar riscos de dependência, a recomendação é de que o uso contínuo não ultrapasse quatro meses.



Nenhum comentário: