domingo, 31 de agosto de 2008

Gripe ou resfriado?


O inverno é a época em que gripe e resfriado atingem mais pessoas e o contágio, ao contrário do que muita gente pensa, é facilitado, principalmente, pelos maus hábitos. Tanto a gripe quanto o resfriado não são ocasionados pela mudança de temperatura, mas sim pelo contato com outra pessoa que esteja infectada.

De acordo com a médica Liége Fengler, “é preciso evitar ambientes fechados, pois a contaminação se dá por gotículas infectadas de uma pessoa doente”. Isso acontece, por exemplo, quando uma pessoa gripada espirra. A recomendação da Dra. Liége, nesses casos, “é melhorar a ventilação, abrindo as janelas”.

Além disso, é importante destacar a diferença entre gripe e resfriado. “A gripe é mais grave, ocorre de um dia para o outro e ocasiona mal-estar geral”, afirma a doutora. A pessoa gripada tem febre, tosse seca, coriza, dor no corpo, cansaço e, geralmente, acontece por um período de uma a duas semanas.


“O resfriado é menos grave, o paciente melhora entre o terceiro e quinto dia, independente do uso de medicamentos”, explica a médica. O resfriado tem como característica a coriza, obstrução nasal, espirro, voz anasalada (pelo nariz), febre baixa e rouquidão.

Depois de infectado pelo vírus, seja da gripe ou do resfriado, é importante tomar alguns cuidados. “O paciente deve ingerir bastante líquidos, ter uma alimentação balanceada com frutas e verduras, e tomar as medicações prescritas pelo médico”, receita.

A correria do dia-a-dia e os horários confusos fazem com que muitas pessoas não se preocupem com as refeições e acabem comendo qualquer coisa. Alimentação adequada, de acordo com a médica, é importante para uma boa imunidade e, com isso, diminui as chances de ficar doente.

Liége Fengler é médica do trabalho e atende na Corpus Saúde Medicina, em Curitiba.



Nenhum comentário: