terça-feira, 23 de dezembro de 2008

OCDE?


As notícias para o ano que vem não são nada agradáveis, pelo menos no que diz respeito ao mercado de trabalho.

Querendo ou não, a maior ou menor oferta de emprego é o que move a economia, sustenta o comércio, enfim, mantém a saúde financeira em equilíbrio.

De acordo com A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), a previsão até 2010 é de que entre 20 e 25 milhões de pessoas estejam desempregadas.

Este será um dos efeitos da crise financeira mundial, que já atinge o mundo todo e, segundo a organização, o setor mais afetado com o desemprego será o da construção civil.


Também conhecida como "Grupo dos Ricos" a OCDE é uma organização internacional que se diz comprometida com os princípios da democracia e da economia de livre mercado.

Entre as atribuições do grupo está a ajuda aos países em desenvolvimento, por meio de investimentos.

A organização, criada em 1961, é constituída por 30 países membros: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, República Tcheca, Reino Unido, Suécia, Suíça e Turquia.

O Brasil não faz parte da organização, apesar de manter relações com os países membros. No ano passado o Brasil foi convidado a fortalecer estes vínculos com a OCDE, com o intuito de uma possível adesão. Pra quê?

2 comentários:

Vanessa Gonçalves disse...

O melhor blog de todos. Obrigada pela cumplicidade, pela ajuda, pelo apoio. Feliz natal, obrigada!

;**********

Anônimo disse...

Kátia Flávia,
Eu agradeço muito mais. E vamos juntos em 2009.

Beijos
---------------------
Ronan Pierote