sábado, 27 de dezembro de 2008

Anac?


Ela ganhou notoriedade, especialmente, quando o Brasil enfrentou o apagão aéreo, em 2006.

Antes da greve dos controladores de vôo, o episódio que marcou a crise no setor foi o acidente entre o jato Legacy e o avião da Gol, que vitimou 154 pessoas.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi alvo de críticas por não desempenhar satisfatoriamente sua principal função, que é a de regular e fiscalizar as atividades de aviação civil no país.

Vinculada ao Ministério da Defesa, a Anac foi criada em 2005 e não responde pelo tráfego aéreo, nem pela investigação de acidentes.

No entanto, entre as atribuições da agência estão a segurança dos vôos, definição da malha aeroviária, condições mínimas da infra-estrutura aeroportuária, e relações econômicas de consumo, no âmbito da aviação civil.


Não bastasse o caos que se instalou no país, por conta do apagão, a Anac foi responsabilizada, junto com outros órgãos e empresas, pelo acidente com o Airbus da Tam: a maior tragédia da aviação brasileira, que matou 199 pessoas, em 2007.

Esta semana, a Anac voltou a ser notícia por causa de atrasos em vôos em todo o país. A empresa aérea Gol registra os maiores atrasos e deve ser multada pela agência.

Dois anos, duas tragédias, centenas de mortos e o Brasil vê as mesmas situações se repetindo. Resta saber o que precisa acontecer para que o governo tome medidas eficazes para resolver o problema da aviação brasileira.

Nenhum comentário: