domingo, 14 de dezembro de 2008

FDA?


Depois de anos nas prateleiras de farmácias, de vez em quando, alguns medicamentos acabam sendo proibidos, retirados de circulação ou apenas não recomendados.

Já explicamos aqui todo o caminho que um remédio percorre, desde os primeiros estudos até a comercialização.

Mesmo depois de aprovados, os testes continuam sendo realizados e as reações adversas de quem os utilizam podem sugerir mudanças ou até mesmo a proibição.

Esta semana, dois medicamentos utilizados para tratar pacientes com asma receberam um alerta de especialistas da Food and Drug Administration (FDA). A FDA é uma agência norte-americana que regulamenta a aprovação de alimentos, remédios, produtos veterinários, cosméticos, entre outros.

Este órgão funciona como a Anvisa aqui no Brasil. Os remédios sob suspeita, Serevent e Foradil, poderiam aumentar os riscos de morte do paciente, segundo a FDA. No Brasil, porém, eles são vendidos livremente com a aprovação da Anvisa.


A polêmica em torno das mortes surgiu porque tanto o Severent quando o Foradil - broncodilatadores -, devem ser usados junto com um corticóide inalatório.

O problema é que muitos pacientes usam estes medicamentos por conta própria e para alívio imediato da crise, sem associar com um corticóide. Além disso, a indicação de uso é de duas vezes por dia, mas algumas pessoas usam mais que isso.

Esta sobrecarga pode ter causado as mortes, que ainda estão sendo investigadas. A Anvisa informou, por meio da assessoria de imprensa, que acompanha as discussões internacionais sobre a indicação dos remédios, mas, por enquanto, não proíbe a venda.

No Brasil, o uso de medicamentos sem prescrição médica é tão grande que é comum as pessoas terem uma “farmacinha” em casa. O caso é agravado quando os pacientes não seguem as recomendações da receita ou mesmo da bula, não respeitando horários ou quantidades da medicação. Já dizia o velho ditado que de médico e louco, todo mundo tem um pouco.

Nenhum comentário: