terça-feira, 3 de março de 2009

Melamina?


Não bastassem os produtos de qualidade duvidosa fabricados na China, o país foi envolvido em um escândalo depois de milhares de pessoas passarem mal por ingerir leite adulterado.

Mais de 300 mil pessoas foram afetadas com leite contaminado e pelo menos seis bebês morreram vítimas de intoxicação. O consumo do leite provocou, em muitas crianças, infecção urinária e o surgimento de pedras nos rins, o que não é comum na infância.

Pouco mais de seis meses após o escândalo do leite, a China investiga, agora, a produção de ovos falsos. Mais baratos que os ovos de galinha verdadeiros, eles têm, no lugar da proteína, metais e componentes sintéticos.

A gema é colorida artificialmente e a casca é feita à base de carbonato de cálcio. Há, inclusive, empresas que dão curso ensinando como produzir ovos falsos.

Voltando ao caso do leite contaminado, no começo deste ano a Justiça chinesa condenou vários acusados de comandar o esquema de adulteração à prisão perpétua e três deles à pena de morte.

A melamina é um produto químico utilizado na fabricação de plástico e materiais antichama. Na China, a substância foi misturada ao leite em pó para falsificar o controle de qualidade, e assim fazer com que o produto parecesse rico em proteínas.


Em menos de dois meses, a companhia agrária Sanlu - principal responsável pela adulteração do leite - envasou e vendeu mais de 813 mil toneladas de leite contaminado. O produto foi exportado para o mundo todo e os casos de contaminação foram registrados em vários países, principalmente na Europa, Ásia e Oceania.

A Associação da indústria Leiteira Chinesa prometeu indenizações às famílias afetadas pela contaminação do leite, como forma de amenizar o sofrimento e ganhar o seu perdão (sem comentários!)

Memória

Não se pode esquecer que há pouco tempo - em 2007 - o Brasil também esteve envolvido em esquema de adulteração de leite. Aqui foi acrescentada soda cáustica e água oxigenada ao leite UHT, para disfarçar a adição de água.

Isso porque a água misturada à substâncias como a soda cáustica gera um pH que altera os resultados de exames de crioscopia, feito para verificar se o leite contém água.

Estes são apenas alguns exemplos de fraudes que vem à tona, denunciados por alguém que não entrou no esquema da bandidagem; ou como no caso chinês, em que crianças tiveram que morrer para que a sociedade fosse alertada. Agora imagine quanta falcatrua acontece nos bastidores de indústrias e empresas sem que se tenha conhecimento.

Nenhum comentário: