domingo, 22 de março de 2009

Joanete?


Antes de mais nada é necessário esclarecer que joanete não é parente da joaninha e, portanto, se trata de um substantivo masculino; o joanete. Não se sabe ao certo porque ganhou esse nome, afinal a denominação científica de joanete é hallux valgus (em latim), em que hallux significa "o primeiro dedo do pé".

Estima-se que pouco mais de 30% da população sofra deste mal, em diferentes graus de deformidade. Mais do que um problema físico, que causa dor e desconforto, o joanete pode abalar a auto-estima, principalmente das mulheres.

Aliás, são elas as mais prejudicadas com a patologia, em grande parte por causa do uso de sapatos apertados e alguns modelos específicos, como os de bico fino. No entanto, sabe-se que fatores genéticos também estão entre as causas para a deformidade.

Vale lembrar que o joanete não é um osso que cresceu ou surgiu de uma hora pra outra; ele é um desvio do osso metatarsiano (do dedão), que forma uma protuberância na lateral do pé.


A boa notícia é que existe tratamento para o mal, que varia de acordo com a gravidade da deformação. Em casos mais simples, o paciente usa sapatos mais confortáveis ou pequenas talas, colocadas entre os dedos, para evitar a sobreposição deles.

Quando a deformidade é mais acentuada os médicos aconselham a cirurgia, que corrige definitivamente o problema. Por isso, é fundamental a avaliação de um ortopedista, independente de qual for o tratamento.

Nenhum comentário: