quarta-feira, 11 de março de 2009

Uefa?


Antigamente, crianças sonhavam em ser jogadores de futebol quando crescessem. Não que hoje seja diferente, pelo contrário, muitas ainda têm esse desejo, mas agora não precisam esperar ficar adultas.

O futebol se tornou um esporte tão comercial, que é comum clubes contratarem meninos de oito ou nove anos, com a suposta intenção de ajudá-los, mas que, na verdade, escondem um tipo de exploração.

Essas crianças, geralmente de famílias pobres, são tiradas do ambiente em que vivem, muitas vezes do país onde nasceram, para tentar a sorte na nova carreira.

Isso mesmo, tentar, porque é fato que muito poucos daqueles que vão para centros de formação dos clubes conseguem chegar à categoria profissional, ganhando salários astronômicos.

É motivador ouvir histórias de jogadores que saíram de condições financeiras precárias, que moravam na favela e hoje são profissionais bem-sucedidos. Mas este é só um lado da história, porque para cada Ronaldinho de sucesso, existem milhares de Josés que não deram certo.


E será que eles foram preparados para a vida sem o futebol? Alguém lhes mostrou o plano b?

É por isso que a União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) quer acabar com as transferências internacionais de jogadores com menos de 18 anos.

A proposta será apresentada à Fifa e à União Europeia pelo presidente da Uefa, Michel Platini. A medida deve frear as investidas de clubes que, atualmente, veem o futebol não mais como um esporte, um jogo, mas como um negócio lucrativo.

A Uefa, do inglês Union of European Football Associations, é o órgão que administra e controla o futebol europeu. É a mais influente e rica entre as seis confederações continentais da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação) e realiza, anualmente, o torneio entre clubes europeus: a Copa da Uefa.


Nenhum comentário: