domingo, 8 de março de 2009

Menopausa?


Não é o inferno, mas chega bem próximo disso, pelo menos no que diz respeito ao calor. Brincadeiras à parte, este é um período vivido pelas mulheres, por volta dos 50 anos, e que provoca alterações físicas e psicológicas.

Atualmente, existem diversos tratamentos que minimizam os efeitos desagradáveis da menopausa, por meio de terapias hormonais. Entretanto, um estudo recente revelou que as terapias que combinam estrogênio e progesterona, por pelo menos cinco anos, fazem com que o risco de sofrer câncer de mama seja multiplicado por dois.

A menopausa é a parada do funcionamento dos ovários, ou seja, quando a mulher deixa de menstruar. A palavra tem origem grega e quer dizer "pausa da menstruação". Apesar de ser mais comum ocorrer em mulheres a partir de 50 anos, há casos em que o processo é adiantado ou atrasado.

Os tratamentos para menopausa têm como objetivo diminuir, ou mesmo excluir, os sintomas mais comuns, como calores repentinos, secura vaginal, alteração do humor, diminuição da libido, entre outros.

Se bem que, para muitos especialistas, a redução do desejo sexual é muito mais uma questão cultural do que propriamente uma consequência da menopausa. Além disso, a falta de libido pode estar associada ao consumo de alguns medicamentos, como antidepressivos e anti-hipertensivos.


Mas não pense que a mulher, a partir dos 50 anos, está fadada a viver na menopausa até o fim de seus dias. Aliás, as alterações também não acontecem do dia para a noite; há um período de transição.

Este tempo, que corresponde ao antes, durante e depois da menopausa ganha o nome de climatério, que significa "fase crítica". De acordo com médicos, é no período que antecede a menopausa que acontecem as mudanças mais complicadas, na qual há picos de alta e de quase escassez da produção de estrogênio. Esse desequilíbrio produz alterações que afetam física e emocionalmente as mulheres.

Só um médico pode avaliar a necessidade de um tratamento de reposição hormonal, porque, assim como os sintomas variam em cada mulher, o corpo de cada uma reage de forma diferente aos medicamentos. O que foi bom para a sua vizinha, nem sempre pode funcionar com você.

2 comentários:

João Carlos Simionato disse...

Muito boa a matéria, ainda mais hj por ser o dia das mulheres,
sem falar dessa imagem que vc colocou rsrsrsrrs.
abraços

Anônimo disse...

João Carlos,

Gostou dessa matéria? Dá uma olhada na de hoje. Foi um amigo meu que escreveu...rs
Abraço
---------------
Ronan Pierote