sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

UHT?


Um hábito na mesa do brasileiro, uma fonte de nutrientes para o organismo. O leite está presente, desde as classes menos favorecidas até as mais abastadas, em seus diferentes tipos.

Apesar de bastante comum atualmente, o leite de caixinha (ou longa vida) ainda é artigo de luxo em muitas localidades. O bom e velho leite de saquinho (ou pasteurizado) continua sendo muito consumido, principalmente, no interior.

É aí que se encontra a diferença básica entre o leite longa vida (UHT) e o pasteurizado.

A sigla UHT, do inglês Ultra High Temperature, significa Ultra Alta Temperatura e é um tratamento pelo qual o leite passa.

O leite UHT, assim como o pasteurizado, também passa por um processo de pasteurização, porém a temperaturas muito mais altas. Primeiro ele é aquecido a aproximadamente 150°C, por cerca de quatro segundos e, logo após, resfriado rapidamente.

Com isso, todas as bactérias presentes no leite, tanto as nocivas à saúde quanto as benéficas para a flora intestinal, são eliminadas.


Esta é a explicação para que o leite UHT possa ser armazenado fora da geladeira, antes de consumido, mesmo sem a adição de conservantes. Além disso, o período de validade, que no caso do leite de saquinho é de dois a três dias – conservado sob refrigeração -, aumenta para até seis meses, quando se trata de leite de caixinha.

Apesar do rigoroso processo de produção do leite UHT, podem ocorrer problemas de contaminação, como o que aconteceu em 2007, com algumas marcas conhecidas. Diversos lotes foram recolhidos em todo o país, adulterados pela adição de produtos químicos, como água oxigenada, soro e até soda cáustica.


Embalagem

A caixa do leite longa vida (tetrapak) garante as boas condições de higiene do produto e evita contaminações. Ela é formada por seis camadas: duas de plástico, que protegem o leite do contato com as demais camadas; uma de alumínio, que impede a passagem de luz, oxigênio e qualquer contaminação externa; mais uma de plástico e outra de papel, que dão resistência à embalagem e onde estão impressas as informações do produto; e, por último, mais uma de plástico, que reveste todas as camadas, completando a barreira de proteção.

Atenção

Vale lembrar que o leite pasteurizado (de saquinho) deve ser fervido antes de consumido. Já o leite UHT (de caixinha) pode ser consumido sem fervura, porém, depois de aberto, deve ser mantido na geladeira.

Nenhum comentário: