quarta-feira, 25 de março de 2009

FIA?


Vai e volta. Depois de anos com as mesmas regras na Fórmula 1, a FIA resolve mudá-las repentinamente para, logo em seguida, voltar atrás e deixar tudo como está. Alguém entendeu?

Primeiro anunciou que o número de vitórias durante a temporada definiria o campeão da categoria, ao contrário do que é feito atualmente, em que o vencedor é aquele com mais pontos.

Mas há uma explicação para o fato (não da mudança, mas do arrependimento). O regulamento só poderia ser mudado se fosse aprovado por todas as escuderias, o que não aconteceu. Além do mais, as regras não podem ser alteradas 20 dias antes de começar o campeonato.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ou dération Internationale de l'Automobile - do original em francês - vai ter de adiar a mudança para o campeonato do ano que vem, se conseguir.


E essa não é a primeira vez que a Fórmula 1 sofre mudanças nas regras. A diferença de pontos do primeiro para o segundo colocado já foi alterada algumas vezes, tanto para mais quanto para menos.

Para especialistas, essas modificações tinham como objetivo acirrar a disputa entre os competidores e, assim, postergar a decisão do título.

A FIA foi criada em 1904 e, desde então, é responsável por promover e regulamentar corridas automobilísticas e, a partir de 1950, o Mundial de Fórmula 1.

No Brasil a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) é o órgão filiado à FIA que organiza os eventos e representa os pilotos de automobilismo em território nacional.

Nenhum comentário: