quarta-feira, 4 de março de 2009

IDA?


Como diria minha avó: "tudo como dantes, no quartel de Abrantes". É isso mesmo, nada mudou desde que o decreto, alterando as regras de funcionamento do SAC, foi assinado pelo presidente Lula.

Se você tem alguma dúvida, basta ligar para qualquer 0800 e testar. As musiquinhas continuam, a demora no atendimento, a enrolação para o cancelamento de algum serviço, enfim, a mesma ladainha.

E não tem jeito, a área de telefonia é campeã quando o assunto é reclamação. Fixo ou celular, é fácil encontrar alguém que já teve problemas com o telefone.

Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou o Índice de Desempenho no Atendimento (IDA). O indicador mede a qualidade do atendimento das operadoras aos seus clientes.

Segundo a Anatel, o IDA leva em consideração a capacidade da prestadora de atender as demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações, de reduzir pendências e de evitar reincidências.

Desse modo, quanto melhor o desempenho no atendimento às metas estabelecidas, maior o índice obtido pela operadora. A avaliação parte de nota 100 e diminui conforme as reclamações.


Aliás, as reclamações, que no ano passado chegaram a quase 1 milhão, podem ser feitas pelo telefone 133, do call center da Anatel.

A agência divulgou o ranking de desempenho das prestadoras no mês de janeiro, mas, como você bem sabe, ele não reflete a realidade. Por que? Francamente, quantas vezes você ligou para a Anatel para reclamar de um mau atendimento da sua operadora?

Sua orelha já está quente de ter ficado horas esperando na linha e ainda querem que você entre em contato com a Anatel para, mais uma vez, reclamar. Parece até piada.

De qualquer maneira, confira o ranking, do melhor para o pior:

TELEFONIA MÓVEL

EMPRESA ÍNDICE
Sercomtel Celular 100
CTBC Celular 96
Vivo 94
Claro 89
Telemig Celular 86
TIM GSM 84
Amazônia Celular 74
Oi Celular 69
Brasil Telecom GSM 59
AEIOU 41

TELEFONIA FIXA - LOCAL

EMPRESA ÍNDICE
Intelig 100
Sercomtel 100
CTBC Telecom 98
Oi 84
Brasil Telecom 80
GVT 73
Embratel 61
Telefônica 57
TIM 15


TELEFONIA FIXA - LONGA DISTÂNCIA

EMPRESA ÍNDICE
Sercomtel 100
Intelig 99
Oi 85
Brasil Telecom 77
Embratel 72
CTBC Telecom 71
Telefônica 62
GVT 46

Nenhum comentário: