domingo, 1 de março de 2009

Guacamole?


O nome não é lá muito atrativo, mas é sempre bom descobrir os benefícios de um alimento para a saúde, além de apenas satisfazer o paladar, é claro.

O guacamole é uma comida típica da cozinha mexicana, feita à base de abacate e outros temperos.

O que poucos sabem é que a iguaria ajuda a controlar o colesterol, melhorar o sistema circulatório e a pele. Por ser rico em ácido fólico é bastante eficiente no combate à anemia e doenças cardiovasculares.

Durante a gravidez, a ingestão de ácido fólico previne a má-formação do bebê.

Além disso, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajuda a reduzir o colesterol ruim, e antioxidantes, que impedem a ação dos radicais livres, adiando o envelhecimento.


A palavra guacamole vem da língua asteca "náuatle", na qual ahuacatl deu origem à palavra aguacate, em espanhol (abacate em português); e molli quer dizer mistura, molho. A fusão resultou em guacamole: mistura de abacate.

Agora, já sabendo das vantagens do guacamole, resta experimentar o sabor deste que pode ser um acompanhamento para saladas e aperitivos. Ele pode ser servido com tortilla ou salgadinhos de milho (Doritos) e cada 100g tem, em média, 170 Kcal.

Receita:

Ingredientes
1 abacate médio;
3 colheres sopa de azeite de oliva;
2 tomates médios sem sementes;
1 pimenta de sua preferência;
1/2 maço de coentro;
1 cebola média picada;
suco de 1 limão médio;
sal à gosto.

Modo de Preparo
Pique os tomates em cubos bem pequenos. Abra a pimenta ao meio, tire as sementes, e pique em pedacinhos. Pique as folhas de coentro bem finas e reserve.

Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num recipiente. Amasse com um garfo e regue com o suco de limão. Adicione o tomate, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva e o sal. Misture. Sirva em seguida, logo depois de pronto, para evitar que o abacate escureça e fique amargo.

Se não for servir imediatamente, conserve o guacamole na geladeira junto com o caroço do abacate, que deve ser lavado e seco. Bom apetite.

Nenhum comentário: