sexta-feira, 20 de março de 2009

Esteatose?


Então é hora de se levantar, de onde quer que esteja sentado ou deitado, e começar a praticar qualquer atividade física. É isso aí, o recado é para os sedentários, principalmente aqueles que exibem uma barriguinha mais avantajada.

E não é questão de vaidade ou estética, mas de sobrevivência. Por trás da cintura mais larga pode estar um problema muito maior: a esteatose.

O nome complicado tem, na verdade, uma definição muito simples. A esteatose é o acúmulo de gordura no fígado, um órgão extremamente complexo que produz, armazena e transforma substâncias vitais ao organismo. Só para se ter ideia, o fígado efetua cerca de 220 funções diferentes no nosso corpo.

A alteração é mais comum em pessoas de mais idade, que naturalmente ganham peso ao longo da vida, mas o aumento crescente de jovens com esteatose tem surpreendido médicos. Crianças e adolescentes são as novas vítimas, especialmente por causa do sedentarismo e consumo exagerado de calorias.


Cuidados

Para evitar o excesso de gordura no fígado, pode-se começar mudando alguns hábitos alimentares. Diminuir a quantidade de carboidratos - pães e massas - é uma boa alternativa, assim como carnes vermelhas, manteiga, frituras e biscoitos industrializados.

O melhor é investir em fibras, encontradas na aveia, frutas, verduras e massas integrais. Ficar longe de bebidas alcoólicas também ajuda, além de praticar exercícios físicos.

Nenhum comentário: