sábado, 28 de março de 2009

Fotofobia?


Você se sente como um vampiro quando sai de casa num dia de sol? A luminosidade te incomoda, a ponto de ser difícil manter os olhos abertos? Cuidado, você pode ter fotofobia.

E não são apenas os raios solares que irritam os olhos de quem sofre do mal; ambientes muito iluminados – por lâmpadas fluorescentes, por exemplo – e faróis de automóveis à noite também podem causar desconforto.

A fotofobia, ou medo da luz como o nome sugere, é uma sensibilidade excessiva à luz, seja natural ou artificial. Pode ser causada por distúrbios oculares, como astigmatismo – alteração do formato da córnea, que faz com que imagens próximas fiquem distorcidas.


A sensibilidade pode, ainda, ser sintoma de alergias e conjuntivite e, nesse caso, é temporária; assim que o paciente se recupera a fotofobia desaparece. Entretanto, muitas pessoas que apresentam aversão à luz não têm qualquer problema de visão, apenas são mais sensíveis.

A fotofobia se manifesta em pessoas de qualquer idade, sobretudo as de olhos claros. Não existe tratamento específico, apenas medidas para conviver melhor com o problema, como o uso de óculos escuros ou lentes fotossensíveis, além de iluminação adequada em ambientes fechados.

Nenhum comentário: