sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Inpe?


Desmatamento da Amazônia cai em setembro. Este é o tipo de manchete que preocupa. Por um lado nos faz acreditar em avanços no que diz respeito à fiscalização e combate ao desmatamento (dúvidas, muitas dúvidas).

Em contrapartida, soa falso, dá impressão de discurso governista. Pior que isso, passa a idéia de que as coisas estão melhorando, mas, definitivamente, não estão.

A enorme queda a que se referem é de 169 quilômetros quadrados. O desmatamento, que em agosto foi de 756 km², caiu para 587 km², área equivalente a praticamente um terço da cidade de São Paulo.

Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) com base em números do sistema de detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Continue lendo…

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cineb?


Por causa de inúmeros alunos de escolas particulares que não pagam as mensalidades em dia, foi criado o Cadastro Nacional de Informação dos Estudantes Brasileiros (Cineb). Em parceria com a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), o serviço passou a funcionar oficialmente nesta quarta-feira.

No Brasil existem cerca de 37 mil instituições de ensino particulares, com um número de alunos que gira em torno de 13 milhões.

Segundo a Confenen, o que preocupa a escola ou universidade não é o inadimplente ocasional, que procura acertar a situação o mais breve possível, mas sim aquele que deixa de pagar de propósito, usando uma brecha legal. Com isso, não só o estabelecimento sai no prejuízo, mas também o aluno que paga a mensalidade corretamente, afinal o custo-ensino tende a aumentar.

O objetivo do cadastro nacional é fazer com que as instituições particulares não tenham novos alunos com histórico devedor, já que não podem tomar providências contra eles durante o ano letivo.

Continue lendo…

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Cálculo renal?


Conhecido como pedra no rim, urolitíase, calculose urinária ou nefrolitíase, o cálculo renal tem como principal característica a intensidade da dor que causa. Tem maior ocorrência em pessoas com idade entre 20 e 45 anos e é duas vezes mais comum em homens do que em mulheres. É bastante habitual entre a população e apresenta uma grande taxa de recorrência.


Pode ser considerado como uma massa de cristais que se separam da urina e se juntam formando pedras. Em condições normais, a urina contém substâncias que previnem a formação dos cristais. Entretanto, elas podem se tornar ineficientes causando a formação dos cálculos.

Eles existem em tamanhos e formatos variados, alguns são do tamanho de um grão de areia, outros podem chegar ao tamanho de uma laranja. Muitas vezes, o rim produz pedras microscópicas que são expelidas através da urina sem causar dor. Cerca de 80% dos cálculos são eliminados espontaneamente.

Continue lendo…

terça-feira, 28 de outubro de 2008

13º salário?


Faltam menos de dois meses para o Natal, a data mais comemorada pelo comércio brasileiro, e muita gente já faz planos com o 13º salário.

Uns esperam saldar dívidas, adquiridas durante o ano, enquanto outros já pensam em 2009 e nas despesas de praxe, como IPVA, seguro obrigatório, matrícula escolar, IPTU, entre outros.

E há, ainda, aqueles que contrariando a lógica dos efeitos da crise mundial vão às compras. Ou porque não podem deixar parentes, amigos e a si mesmo sem presentes, ou porque vêem o salário extra como um prêmio e não conseguem deixar de gastá-lo.

Continue lendo…

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Similar ou genérico?


Você chega na farmácia e pede aquele remédio para dor de cabeça que está acostumado a comprar. De repente, o balconista pergunta: você não prefere levar o similar? Ou ainda: nós também temos o genérico, pode ser?

Mas qual é a diferença entre eles? Apesar de já estar no mercado há quase 10 anos, o medicamento genérico ainda traz dúvidas ao consumidor quanto à sua verdadeira eficácia. É certo que ele foi bem aceito pela população, principalmente por causa do preço mais baixo, porém a marca continua sendo um fator relevante na hora da compra.

O medicamento genérico foi criado pelo governo federal, em 1999, com o objetivo de tornar a aquisição de remédios mais acessível ao consumidor. Todas as definições e normas que regem a produção e comercialização deste tipo de medicamento é garantida pela Lei dos Genéricos, nº 9.787 e regulamentada pela Anvisa.

Continue lendo…

domingo, 26 de outubro de 2008

Gastronomia molecular?


Por que toda vez que eu faço um bolo fica solado, embatumado, duro? Muita gente se pergunta isso depois de tentar várias vezes sem sucesso. Seguir a receita, com as quantidades certas e o modo de preparo adequado vai além da coincidência.

Poucos se dão conta de que por trás dos segredinhos da vovó e da sabedoria popular estão explicações científicas, que desvendam, por exemplo, os mistérios do suflê perfeito, o ponto exato de derretimento do açúcar, entre outros.

Quem responde a estes enigmas é a gastronomia molecular. Ela é o estudo científico dos processos físicos e químicos que acontecem durante o cozimento, ou seja, uma investigação sobre os diversos aspectos que influenciam no resultado das receitas culinárias.

Continue lendo…

sábado, 25 de outubro de 2008

Miopia?


Tem dificuldade de enxergar um objeto a uma certa distância, como se ele estivesse embaçado? É provável que seja miopia, principalmente se as imagens forem nítidas de perto.

Tecnicamente falando, a miopia é o erro de refração da luz em que a imagem não se foca na retina, mas antes de chegar nela. Como a imagem se forma antes da retina o paciente vê uma imagem embaçada, sem nitidez. E quanto maior for o grau de miopia, maior é a dificuldade de ver à distância.

Causas

Pessoas que apresentam miopia têm a córnea muito curva ou os olhos muito compridos, o que não permite a imagem chegar à retina. Estudos mostram que filhos de pais míopes têm mais chance de desenvolver a doença, assim como pessoas de etnia asiática.

Continue lendo…

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Footsack?

Que o brasileiro é um povo criativo todo mundo sabe. E a paixão pelo futebol também é velha conhecida, tanto que alguns esportes, inspirados no futebol tradicional, foram criados aqui, como o futebol de salão (futsal), futebol de areia e futevôlei. O frescobol e a peteca também são invenções brasileiras.

Mais uma modalidade esportiva acaba de ser criada no país, com o registro no Ministério dos Esportes. Resultado da mistura de tênis, futevôlei e footbag, o Footsack tem características próprias.

Com uma bola de cinco centímetros de diâmetro e 50 gramas os jogadores só podem usar os pés para passar a bola de um lado para o outro da quadra. Uma rede a 1,5 metro do chão divide a quadra, que tem 10 metros de comprimento por 5 metros de largura e o piso pode ser de grama sintética ou concreto.

Continue lendo…

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Iedi?



Quando se fala em crise econômica mundial, há os que estão desesperados, os que se preocupam um pouco e os que "não sabem de nada", fi é que vofê me entende. O certo é que especialistas concordam que a crise existe e o Brasil será afetado. A dúvida é apenas quanto à intensidade.

Quem acompanha de perto todas as mudanças porque passa a economia, nacional e internacional, é o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). Criado em 1989, o Iedi é um instituto privado de estudos sobre a indústria e o desenvolvimento nacional.

Os estudos realizados pelo Iedi são divulgados em boletins, cujas análises refletem a condição econômica do país e apontam caminhos alternativos ao governo e à sociedade.

Continue lendo…

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ABTO?



Quando você morrer, prefere ser enterrado ou cremado? Se enterrado, em qual cemitério? Se cremado, onde quer que depositem as cinzas? Perguntas um tanto mórbidas, é verdade, mas é provável que você já tenha falado sobre isso com amigos, familiares ou colegas de trabalho, mesmo que de brincadeira.

O que deve ser colocado em questão, e levado a sério, é a decisão de doar órgãos. Momentos como este, em que a tragédia da adolescente morta pelo ex-namorado é exposta pela mídia, são importantes para que famílias conversem sobre o assunto.

Mesmo diante de uma situação difícil e delicada, a família autorizou a doação dos órgãos da jovem. Pulmão, pâncreas, rins, córneas, baço, fígado e coração deram esperança de vida a pessoas que aguardavam nas filas de transplante. Apesar de não ser necessário que o doador deixe qualquer documento expressando o desejo pela doação, somente a família pode autorizar a retirada dos órgãos.

Por isso é tão importante falar sobre o assunto e existe inclusive um órgão dedicado a isso. A ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) foi criada em 1986 e pouco se ouve falar dela. Entre os principais objetivos da instituição estão a conscientização da população quanto a importância da doação de órgãos, o estímulo à pesquisa e aperfeiçoamento da legislação sobre o transplante, além do incentivo à criação de centros de doação, bancos de órgãos e serviços de identificação de receptores.



Continue lendo…

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Opep?


Ainda não é possível afirmar se a crise financeira vai ou não se tornar uma crise econômica, ou seja, se ela vai afetar diretamente o cidadão. É certo que, indiretamente, alguns setores da economia já amargam prejuízos e fazem avaliações negativas sobre o atual momento.

Mas, por enquanto, a real dimensão do problema não é totalmente conhecida da grande maioria, ou é escondida por quem entende. O fato é que quem vinha tirando proveito da boa fase da economia, desde o ano passado, acabou tendo surpresas agora.

Caso do petróleo, que até o mês de julho havia experimentado alta de mais de 120%, batendo recorde de US$ 147 o barril. Só para se ter idéia, na semana passada, o barril de petróleo foi vendido abaixo dos US$ 64, queda de mais de 50%.

Continue lendo…

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Swat?


Situações de risco exigem medidas especiais, profissionais especializados e preparados. A bola da vez, ou melhor, "o caso Eloá", é mais uma daquelas tragédias que acontecem cotidianamente, em vários lugares do país e do mundo.

Mas por que toda essa exposição, toda essa cobertura da mídia? Assim como o caso da menina Isabela, morta ao ser jogada do sexto andar do prédio onde o pai morava, este é mais um drama transformado em espetáculo pelos meios de comunicação.

Traça-se o perfil das vítimas, do seqüestrador, suas rotinas, amizades, relacionamentos, enfim, faz-se um levantamento de informações como se buscassem repostas para o ocorrido. O desfecho trágico, com a morte da adolescente, traz à tona alguns questionamentos: de quem é a culpa? A polícia se precipitou? O rapaz ia matar de qualquer jeito?

Continue lendo…

domingo, 19 de outubro de 2008

Anorexia nervosa?


Dietas exageradas, prática excessiva de exercícios físicos, uso de medicamentos e o resultado: perda de peso, melhora na auto-estima, aceitação da sociedade, enfim, sucesso pessoal e profissional. A fórmula parece perfeita, mas, em algum momento, pode haver desequilíbrio e as conseqüências são desastrosas.

A idéia de perfeição mostrada pela mídia, quando impõe um padrão de beleza específico, influencia adolescentes, principalmente meninas, a se encaixar neste esteriótipo. Especialistas acreditam que esta pode ser a principal causa de transtornos alimentares, que também pode ter início por causa de rejeição familiar, abuso sexual na infância, bullying ou perda de um ente querido.

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar em que a pessoa deixa de se alimentar corretamente com o propósito de emagrecer. Ela se enxerga acima do peso e, por isso, o emagrecimento se torna exagerado, bem abaixo do adequado para a idade e o tamanho.

Continue lendo…

sábado, 18 de outubro de 2008

Cárcere privado?


Mais de 100 horas. De acordo com a polícia, o caso das adolescentes mantidas em cárcere privado foi o mais longo registrado no Estado de São Paulo. Elóa Pimentel e Nayara Rodrigues, de 15 anos, permaneceram reféns dentro do apartamento de Eloá, em Santo André, São Paulo.

Inconformado com o fim do namoro, Lindembergue Fernandes, de 22 anos invadiu o apartamento da garota. Com armas e munição o rapaz manteve as duas meninas em cativeiro, até que resolveu liberar a amiga da ex-namorada. Em seguida Nayara voltou ao apartamento para ajudar nas negociações.

Somente no início da noite de sexta-feira (17) o drama teve fim. A polícia invadiu o local, motivada por um disparo de arma dentro do apartamento, e prendeu o rapaz. Eloá foi atingida por dois tiros e corre risco de morte, enquanto Nayara levou um tiro na boca, mas está fora de perigo.

Continue lendo…

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Unasul?


Entre tantas organizações, uniões, tratados e convenções espalhados pelo mundo está a Unasul (União das Nações Sul-Americanas). Nela se reúnem 12 países da América do Sul: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela.

O objetivo principal é integração dos países, através de coordenação e cooperação política, econômica e social da região. Isso inclui avanço na relação física, energética, de telecomunicações, nas áreas de ciência, educação, cultura e finanças.

A América do Sul é importante internacionalmente por ser um dos principais centros produtores de energia e de alimentos do mundo. Chile e Peru estão ainda entre os principais países da indústria mineradora.

Continue lendo…

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dislexia?


Muitas crianças tidas como preguiçosas, sem interesse e com mau comportamento podem, na verdade, apresentar dislexia. Apesar de não ser considerada uma doença, ela é um transtorno que impede a criança de ler e compreender com a mesma facilidade de outras da mesma faixa etária.

Para elas é difícil assimilar as palavras e reconhecê-las novamente, mesmo depois de ter lido ou estudado várias vezes. A leitura se torna um grande esforço, afinal, todas as palavras aparentam ser novas e desconhecidas.

É uma dificuldade de aprendizado que abrange leitura, escrita, soletração, linguagem expressiva, cálculos matemáticos e linguagem corporal. É o mais freqüente distúrbio de aprendizado e está relacionado à evasão escolar e cerca de 15 % das reprovações.

Muitos casos de dislexia passam pelas escolas sem serem percebidos. Pesquisas mostram que 20% das crianças em idade escolar sofrem de dislexia, ou seja, de cada 10 alunos dois são disléxicos, com grau significativo de dificuldades. Estima-se que cerca de 15% da população mundial tem dislexia.


Continue lendo…

terça-feira, 14 de outubro de 2008

PNUD?


Quantas vezes você sentiu fome? E quantas deu de comer a alguém?
Quantas peças de roupa possui? E quantas doou no último ano?
Quantas lições aprendeu até hoje? E quantas ensinou neste período?
Quanto tempo perdeu reclamando da vida? E quanto agradeceu por tudo que tem?

Responder a estas questões pode nos trazer constatações não muito agradáveis e que preferimos evitar. Sonhar com um futuro melhor, em que a miséria não faça parte do cotidiano, é fácil; difícil é colocar isso em prática. Só no ano passado, de acordo com a FAO, o número de famintos no mundo chegou a 925 milhões.

Mas o que esses números realmente representam? Para alguns, apenas estatísticas cruéis que deflagram as condições subumanas em que muitas pessoas ainda vivem. Para outros, a oportunidade de desenvolver ações efetivas de combate à pobreza.

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um órgão dedicado a lutar contra a pobreza no mundo, realizando estudos sobre o desenvolvimento humano e executando projetos que contribuem para a melhoria das condições de vida das pessoas. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) também é responsável pela propagação das metas de desenvolvimento do milênio.


Continue lendo…

Anistia?


A ditadura militar no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, deixou marcas que ainda hoje são lembradas por quem viveu aquele período, sobretudo quem sobreviveu aos anos de chumbo. Alguns tentaram lutar contra a ditadura, outros se exilaram em países vizinhos. Muitos foram torturados, mortos e outros tantos desapareceram.

Entre eles muitos estudantes, operários, religiosos, artistas, jornalistas e políticos, que desafiavam o regime militar. E a resistência deu certo, ao menos em partes. Em 1985, o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional acabando com os últimos resquícios da ditadura no país.

Com o fim do regime, muitos daqueles que participaram dos movimentos em favor da democracia - os presos políticos - foram "perdoados", por meio da anistia, pelos crimes políticos que cometeram.

A palavra anistia, de origem grega, significa esquecimento. Por ela o Estado perdoa a prática de condutas típicas, ilícitas e culpáveis
e, ao contrário do alguns podem imaginar, quem concede a anistia é o poder executivo e não o judiciário.

Continue lendo…

domingo, 12 de outubro de 2008

Bullying?


Você certamente foi vítima, autor ou, pelo menos, testemunha de bullying durante o período em que esteve na escola. Diferente das brigas eventuais entre crianças, por causa de uma brincadeira, por exemplo, o bullying acontece repetidas vezes e é violento.

A palavra bully (pronuncia-se “búli”), do inglês, significa "valentão" e a expressão bullying diz respeito a intimidação e humilhação, praticada por uma pessoa contra outra incapaz de se defender. As agressões, que podem ser psicológicas ou mesmo físicas, acontecem com freqüência e têm início na infância.

No começo são apelidos, brincadeiras maldosas, discriminação e exclusão do grupo. Com o tempo essas crianças passam a ser vítimas de agressão e apanham, têm o material escolar danificado ou roubado, recebem ordens, são perseguidas, chantageadas e isoladas.

Continue lendo…

Inmetro?


É bem provável que os pais já tenham comprado o presente de Dia das Crianças e a essa hora elas estão se divertindo com o novo brinquedo. Mas será que no ato da compra eles se preocuparam em verificar se o produto era adequado à idade? E mais, prestaram atenção se havia o selo do Inmetro na embalagem?

Isso mesmo, todo brinquedo vendido no comércio brasileiro deve apresentar o selo de qualidade do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). É ele que garante a procedência do produto, além de atestar a qualidade do mesmo por meio de testes.

Todo cuidado é pouco quando se trata da segurança de crianças e nessa época a atenção deve ser redobrada. De olho em uma das datas mais importantes para o comércio, muitos lojistas adquirem produtos contrabandeados que, apesar do preço baixo, podem acabar com a alegria da criançada.

Continue lendo…

sábado, 11 de outubro de 2008

Estado de exceção?


Depois de mais de um mês de greve no sistema Judiciário da Colômbia, o presidente Álvaro Uribe declarou "estado de comoção interior", uma expressão eufemística para estado de exceção.

A greve dos magistrados e funcionários do Judiciário tem como objetivo a nivelação salarial da classe, que não aceita o que foi proposto pelo governo. Enquanto isso, 25 mil audiências foram canceladas, quase 160 mil processos estão parados e 2.700 presos foram colocados em liberdade porque o prazo para a análise dos processos venceu.

Como meio de tentar resolver a situação foi decretado o estado de exceção, que permite ao governo nomear, transferir ou mesmo suspender funcionários da Justiça. De acordo com a Constituição Colombiana a medida pode ser adotada quando há risco para a estabilidade democrática - caso atual - ou grave perturbação da ordem pública que atente contra a estabilidade institucional.

Continue lendo…

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

DNER?


Ele não existe, oficialmente, desde 2002, quando deu lugar ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Por mais de 50 anos o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) foi responsável, entre outros, pela abertura dos grandes eixos rodoviários em todo o país.

Mas nem só de obras foi caracterizada a vida do órgão. Durante muitos anos o DNER foi alvo de denúncias de corrupção e irregularidades, como o envolvimento de funcionários com pagamentos de precatórios (dívidas judiciais) e indenizações superfaturadas.

Na mesma data em que extinguiu o DNER, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, regulamentou, por meio de decretos, a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Continue lendo…

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

DTM?


Se alguém sofre constantemente com dores de cabeça, de ouvido, no pescoço, não consegue abrir ou fechar a boca com facilidade, é importante verificar se não está desenvolvendo uma DTM.

A disfunção ou desordem temporo-mandibular (DTM) é basicamente uma doença resultante do mau funcionamento da articulação temporo-mandibular (ATM). Essa articulação é localizada na frente dos ouvidos e liga o maxilar ao crânio. Alem disso, é responsável por todos os movimentos mandibulares como abrir e fechar a boca, mastigar, engolir, falar, entre outros.

A DTM pode se manifestar de inúmeras maneiras; as mais comuns são através de dores de cabeça, ouvido, cansaço dos músculos da mastigação, torcicolos, braços doloridos, dificuldade e travamento ao abrir e fechar a boca, ruídos articulares (estalos), zumbidos, tonturas, inchaços na face ao lado da boca, desgaste nos dentes.

Ocorre que com a existência de muitos sintomas semelhantes a diferentes doenças, as pessoas buscam profissionais de diversas áreas como otorrinolaringologistas, neurologistas, ortopedistas, etc. e devido a isso poucos casos de DTM são diagnosticados e tratados corretamente.

Continue lendo…

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nobel?




O vencedor da última edição do Big Brother ganhou R$ 1 milhão; jogadores de futebol, supermodelos e artistas, que caem nas graças da mídia, embolsam quantias maiores que essa.

E quem dedica toda a vida a estudos e pesquisas que transformam o futuro da humanidade, quanto deveria receber? Talvez a resposta não esteja exatamente no valor material, mas no reconhecimento. Por isso, desde o início do século passado, estudiosos de cinco áreas do conhecimento são homenageados pelas descobertas e contribuições à sociedade.

Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel, nasceu na Suécia em 1833. Apesar de já dispor de uma condição financeira razoável desde a infância, foi a invenção da dinamite que lhe rendeu fortuna. Preocupado com o uso indevido do artefato, decidiu premiar quem se dedicasse ao bem da humanidade. Para isso, fez um testamento no qual declarava que toda sua herança deveria ser destinada à criação de uma instituição responsável por recompensar estas pessoas.

Continue lendo…

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Circuit breaker?


Você está tomando banho, sua mãe passando roupa, seu pai no computador e seu irmão resolve ligar o microondas. De repente todos estão no escuro e você, ainda por cima, debaixo de água fria. Essa situação aconteceu porque houve uma sobrecarga de energia na sua casa. Para que isso não provocasse um incêndio o disjuntor foi acionado, evitando um curto-circuito.

O disjuntor é o dispositivo que protege a instalação elétrica e entra em funcionamento toda vez que ocorre um problema desse tipo. O mesmo acontece com as bolsas de valores. Elas são equipadas com um dispositivo semelhante, o circuit breaker, que nada mais é que o disjuntor acionado em casos de emergência.

Na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) o mecanismo foi acionado duas vezes ontem, acompanhando a queda nas bolsas mundiais. Esta é a terceira vez na história que isso acontece, ou seja, que o circuit breaker é acionado duas vezes no mesmo dia. A primeira vez foi em 28 de outubro de 1997 e a segunda, em 10 de setembro de 1998.

O circuit breaker é um instrumento que paralisa os negócios nos mercados, por 30 minutos, assim que a queda do Índice Bovespa (Ibovespa) atinge 10%. Se a queda persistir e chegar a 15%, após a retomada do pregão, a interrupção ocorre novamente, desta vez por uma hora.

Continue lendo…

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Leasing?


Tem gente que guarda dinheiro com a intenção de comprar um carro ou, quem sabe, uma casa. Outros não conseguem fazer economia e acabam gastando o que sobra do salário. Tem gente que deixa o dinheiro na poupança, enquanto outros resolvem investir.

A verdade é que os brasileiros, nos últimos anos, têm consumido como nunca. Facilidades de crédito são as principais tentações, aliadas ao crescimento da economia e o aumento no poder de compra das camadas mais populares.

No meio de tantas opções, como decidir entre financiamento, consórcio e leasing? Os dois primeiros são mais conhecidos, no entanto nunca é demais relembrar os conceitos. Financiamento é um empréstimo de valor, feito geralmente por bancos ou financeiras, sobre o qual é cobrada uma porcentagem de juros.

Continue lendo…

domingo, 5 de outubro de 2008

Anvisa?


Você sabe quais são os passos para a produção de um medicamento? Qual caminho ele percorre desde os primeiros estudos até a comercialização nas farmácias? Alguns anos. Este é o tempo necessário para que os remédios comecem a ser vendidos. O período exato varia de acordo com o medicamento e seu uso, mas, a grande maioria, segue um roteiro semelhante.

Tudo começa na definição do princípio ativo, ou seja, a substância responsável pelo efeito do remédio. A partir daí começam os testes de laboratório, geralmente praticados em animais, que avaliam o quão tóxica é a droga utilizada na fabricação do medicamento.

Depois disso, são realizados os testes clínicos (em seres-humanos). Primeiro o medicamento é testado em pessoas saudáveis, para saber a reação da droga no organismo. Em seguida, os testes passam a ser realizados em pacientes com a doença para a qual o remédio foi fabricado, com o objetivo de testar a eficácia.

E não acaba por aí. Para comprovar se o medicamento realmente produz o efeito desejado, pesquisadores fazem o “teste cego”, quer dizer, dão o remédio ao paciente sem que ele saiba exatamente qual é a droga. Entre elas estão placebos ("remédios" sem qualquer efeito), medicamentos da concorrência e, claro, aquele que está sendo testado. Os resultados desse teste vão fazer parte das reações adversas (efeitos colaterais) encontradas nas bulas. Só aí o medicamento recebe o registro da Anvisa.

Continue lendo…

sábado, 4 de outubro de 2008

Incra?


É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre esta sigla. Quando o assunto é sem-terra, reforma agrária, meio ambiente, lá está o Incra, citado em matérias veiculadas na mídia.

Mas a divulgação do órgão nos meios de comunicação esta semana não foi nada agradável. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foi apontado como o maior responsável pelo desmatamento do país.

Quem afirma é o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que fez um relatório no qual lista os 100 maiores desmatadores do país. A divulgação dos dados foi feita pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que não leu o documento antes de torná-lo público.

Continue lendo…