terça-feira, 28 de outubro de 2008

13º salário?


Faltam menos de dois meses para o Natal, a data mais comemorada pelo comércio brasileiro, e muita gente já faz planos com o 13º salário.

Uns esperam saldar dívidas, adquiridas durante o ano, enquanto outros já pensam em 2009 e nas despesas de praxe, como IPVA, seguro obrigatório, matrícula escolar, IPTU, entre outros.

E há, ainda, aqueles que contrariando a lógica dos efeitos da crise mundial vão às compras. Ou porque não podem deixar parentes, amigos e a si mesmo sem presentes, ou porque vêem o salário extra como um prêmio e não conseguem deixar de gastá-lo.


O que comprova estes dados é uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas. De acordo com o estudo, o percentual de pessoas que pretendem aumentar os gastos com a aquisição de bens duráveis (veículos, eletrodomésticos, móveis e outros) aumentou de 13,5% para 17,2%, de setembro para outubro.

O 13º salário é, na verdade, o apelido de "gratificação de Natal", instituído pela Lei 4.090, de 1962. Ao final de cada ano a empresa deve pagar este salário extra ao trabalhador, que corresponde a 1/12 (um doze avos) por mês trabalhado.

O cálculo é o seguinte: salário ÷ 12 x nº de meses trabalhados

Quem pode receber

Todo profissional com carteira assinada, assim como aposentados, pensionistas e trabalhadores avulsos têm direito à gratificação, a partir de 15 dias de trabalho.

Pagamento

O 13º salário é pago em duas parcelas. A primeira deve ser paga entre os meses de fevereiro e novembro, ou por conta das férias. A segunda parcela tem de ser paga até 20 de dezembro tendo como base de cálculo a remuneração deste mês, descontado o adiantamento da primeira parcela.

Aproveite bem seu 13º salário.

Nenhum comentário: