sábado, 25 de outubro de 2008

Miopia?


Tem dificuldade de enxergar um objeto a uma certa distância, como se ele estivesse embaçado? É provável que seja miopia, principalmente se as imagens forem nítidas de perto.

Tecnicamente falando, a miopia é o erro de refração da luz em que a imagem não se foca na retina, mas antes de chegar nela. Como a imagem se forma antes da retina o paciente vê uma imagem embaçada, sem nitidez. E quanto maior for o grau de miopia, maior é a dificuldade de ver à distância.

Causas

Pessoas que apresentam miopia têm a córnea muito curva ou os olhos muito compridos, o que não permite a imagem chegar à retina. Estudos mostram que filhos de pais míopes têm mais chance de desenvolver a doença, assim como pessoas de etnia asiática.


Porém o aumento no número de casos de miopia nos últimos anos, leva a crer que fatores ambientais e comportamentais também influenciam o surgimento.

Uma pesquisa recente, publicada na revista Ophtalmology, mostrou que crianças que passam muito tempo em ambientes fechados estão mais propensas a desenvolver miopia.

Sintomas

Além, é claro, da visão de longa distância ser prejudicada, dores de cabeça, piscar constantemente e ter cansaço nos olhos podem ser sinais de miopia.

É comum que os casos de miopia tenham início na infância (crianças em idade escolar) e continue progredindo até cerca dos 20 anos.

Pais e professores podem perceber alguns sinais no comportamento da criança, como o esforço para ver de longe apertando os olhos, a dificuldade em reconhecer pessoas ou objetos distantes ou ainda quando escrevem ou lêem com os olhos muito próximos do caderno.

Correção

Existem várias formas de tratamento, cada uma adequada ao grau de miopia do paciente. Óculos, lentes de contato e até cirurgia a laser estão entre as opções.

No caso de cirurgia devem ser observadas algumas recomendações. A indicação é para pacientes com mais de 21 anos, com um grau de miopia bastante estável e olho saudável. Mas, dependendo do grau de miopia, nem mesmo a cirurgia pode corrigir completamente o problema.


Nenhum comentário: