quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nobel?




O vencedor da última edição do Big Brother ganhou R$ 1 milhão; jogadores de futebol, supermodelos e artistas, que caem nas graças da mídia, embolsam quantias maiores que essa.

E quem dedica toda a vida a estudos e pesquisas que transformam o futuro da humanidade, quanto deveria receber? Talvez a resposta não esteja exatamente no valor material, mas no reconhecimento. Por isso, desde o início do século passado, estudiosos de cinco áreas do conhecimento são homenageados pelas descobertas e contribuições à sociedade.

Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel, nasceu na Suécia em 1833. Apesar de já dispor de uma condição financeira razoável desde a infância, foi a invenção da dinamite que lhe rendeu fortuna. Preocupado com o uso indevido do artefato, decidiu premiar quem se dedicasse ao bem da humanidade. Para isso, fez um testamento no qual declarava que toda sua herança deveria ser destinada à criação de uma instituição responsável por recompensar estas pessoas.


Quatro anos após sua morte, em 1900, foi criada a Fundação Nobel e no ano seguinte, a primeira premiação nas áreas de Química, Física, Medicina, Literatura e Paz. A Academia Real de Ciências da Suécia, a Academia de Literatura da Suécia e o Comitê Nobel da Noruega escolhem os ganhadores do prêmio que recebem uma medalha, um diploma, além de uma quantia em dinheiro.

O prêmio Nobel pode ser dividido entre, no máximo, três pessoas ou organizações. Os ganhadores são conhecidos no mês de outubro e a cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 10 dezembro, data da morte de Alfred Nobel. Em Oslo, Noruega, é entregue o Nobel da Paz, e em Estocolmo, Suécia, os outros.

2008

Este ano o prêmio de Medicina foi atribuído a dois franceses, Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier, por terem descoberto o vírus HIV, causador da Aids; e ao alemão Harald zur Hausen, por afirmar que o papiloma vírus humano (HPV) causa o câncer do colo de útero.

Já o Nobel de Física foi destinado a dois japoneses, Toshihide Maskawa e Makoto Kobayashi, e um japonês naturalizado norte-americano, Yoichiro Nambu. Juntos eles fizeram descobertas relacionadas às partículas Quarks, que compõem a estrutura do núcleo dos átomos.

O vencedor do prêmio de Química será revelado hoje, quarta-feira, de Literatura amanhã (9) e o Nobel da Paz, sexta-feira (10). O prêmio de Economia, criado somente em 1969, não faz parte da Fundação Nobel e é pago com dinheiro público.

O prêmio é chamado de "Nobel da Economia" porque é feito em memória de Alfred Nobel, quem escolhe o ganhador também é a Academia Sueca e a entrega é realizada junto com os demais prêmios. O vencedor dessa categoria será conhecido na segunda-feira (13).

Conheça todos os ganhadores do prêmio Nobel, desde 1901 (em inglês).

Nenhum comentário: