quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Iedi?



Quando se fala em crise econômica mundial, há os que estão desesperados, os que se preocupam um pouco e os que "não sabem de nada", fi é que vofê me entende. O certo é que especialistas concordam que a crise existe e o Brasil será afetado. A dúvida é apenas quanto à intensidade.

Quem acompanha de perto todas as mudanças porque passa a economia, nacional e internacional, é o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). Criado em 1989, o Iedi é um instituto privado de estudos sobre a indústria e o desenvolvimento nacional.

Os estudos realizados pelo Iedi são divulgados em boletins, cujas análises refletem a condição econômica do país e apontam caminhos alternativos ao governo e à sociedade.


Entre as informações contidas nos relatórios estão dados sobre o desempenho do comércio varejista, contas externas do Brasil, medidas adotadas pelo Banco Central e até sobre alterações na taxa básica de juros.

Até agora

As análises feitas sobre o mês de setembro, e divulgadas pelo instituto, ainda não apontam os reflexos da crise global. Isso não significa que o Brasil esteja imune, afinal os efeitos não são imediatos.

Os resultados mais significativos devem começar a aparecer a partir deste mês e, segundo o Iedi, o mercado de bens duráveis deve ser um dos primeiros a sentir os sinais da crise.

No entanto, somente em 2009 é que devem ser perceptíveis as reduções nos investimentos mais sólidos, como a construção de novas unidades industriais, por exemplo. Pelo visto o Iedi vai ter muito trabalho nos próximos meses.


2 comentários:

João Carlos Simionato disse...

hahahhhahha.
essa foto ai do dólar,,
eu vi ela na capa da ultima capa da revista EXAME..
Boa e engraçada...
o Conteudo tb fikou otimo...
abraços

Anônimo disse...

João Carlos,
no momento atual está mais pra trágico do que engraçado...pelo menos pros americanos.
E se o elogio vem de um economista, ficamos ainda mais felizes.
Volte sempre
------------------
Karin Gusso e Ronan Pierote