segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PIB?



Para que um país tenha controle sobre o andamento da economia são utilizados alguns indicadores e um deles é o PIB (Produto Interno Bruto). Ele representa a soma de toda a riqueza produzida pela nação, em um determinado período.

A variação anual do PIB é adotada como principal indicador para medir o desempenho econômico do país. Sua taxa de crescimento é calculada pela comparação entre tudo o que se produziu em um ano, com o total do ano anterior.

Quando as taxas são positivas, isso indica que a economia está em crescimento; nulas, estagnação; e negativas, recessão.

Para o cálculo do PIB, são seguidas as recomendações do Sistema de Contas Nacionais (SCN), proposto pelas Nações Unidas. Sua primeira edição foi em 1953 e, desde então, o SCN já foi revisado quatro vezes, sendo a última em 1993.

Para entender melhor como é feita essa conta, usa-se a seguinte fórmula:

PIB = Consumo + Investimento + Despesas do Governo + Exportações Líquidas

Consumo – todos os bens e serviços comprados pela população. É dividido em três subcategorias: bens não-duráveis, bens duráveis e serviços.

Investimento – são os bens adquiridos para uso futuro. Essa categoria é dividida em duas subcategorias: investimento fixo das empresas (formação bruta de capital fixo) e variação de estoques.

Despesa do Governo – inclui os bens ou serviços adquiridos pelos governos Federal, Estadual ou Municipal.

Exportações Líquidas – é a diferença entre exportações e importações.

É importante destacar que na contagem do PIB, consideram-se apenas bens de serviços finais, excluindo todos os bens de consumo intermediário (insumos).

Isso é feito para evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

O PIB é composto pela participação dos três setores da economia: serviços, indústria e agropecuária.

Em 2005, por exemplo, o PIB brasileiro foi distribuído assim: mais da metade (51,6%) das atividades foi representada pelo setor de serviços (comércio, transportes, comunicações, administração pública e outros), 40% pelas atividades industriais e 8,4% pela agropecuária.

História

Para entender a influência do PIB no dia-a-dia, basta se lembrar do Brasil nos fins da ditadura militar e no primeiro ano do mandato do presidente Collor, em 1990, quando o PIB foi negativo (-4%).

Em 1992, ano em que houve o impeachment, o indicador caiu 1%, número que mostra a recessão da economia.

Em outras palavras, o valor do PIB reduziu ainda mais, provocando um aumento significativo do desemprego, miséria, violência e inflação descontrolada.

Cenário atual

O PIB brasileiro de 2006, de acordo com a nova metodologia do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), encontra-se entre os dez maiores do mundo.

O maior PIB é dos Estados Unidos, seguido pelo Japão, em segundo lugar. Em terceiro está a Alemanha, em quarto o Reino Unido e em quinto a China. Sexto, sétimo e oitavo lugares são ocupados, respectivamente, por França, Itália e Canadá. Em nono está a Espanha e em décimo lugar, o Brasil.


Colaboração: João Carlos Simionato

2 comentários:

Anônimo disse...

já que estamos falando tanto em assuntos financeiros... que tal postar algo sobre consumo, consumidor... problemas relacionados a isso?? tenho muitas dúvidas sobre isso!!!
beijos!!!
ah, ótimo texto!!

Anônimo disse...

Anônimo,
Essa é uma boa idéia!
Já temos um planejamento e, em breve, você vai poder conferir matérias sobre esse assunto.
Obrigado
---------------
Karin Gusso e Ronan Pierote