sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Footsack?

Que o brasileiro é um povo criativo todo mundo sabe. E a paixão pelo futebol também é velha conhecida, tanto que alguns esportes, inspirados no futebol tradicional, foram criados aqui, como o futebol de salão (futsal), futebol de areia e futevôlei. O frescobol e a peteca também são invenções brasileiras.

Mais uma modalidade esportiva acaba de ser criada no país, com o registro no Ministério dos Esportes. Resultado da mistura de tênis, futevôlei e footbag, o Footsack tem características próprias.

Com uma bola de cinco centímetros de diâmetro e 50 gramas os jogadores só podem usar os pés para passar a bola de um lado para o outro da quadra. Uma rede a 1,5 metro do chão divide a quadra, que tem 10 metros de comprimento por 5 metros de largura e o piso pode ser de grama sintética ou concreto.

A prática tanto pode ser feita de forma competitiva quanto recreativa e as disputas podem ser em dupla ou simples, assim como o tênis. O Footsack, criado pelos brasileiros Marcos Juliano Ofenbock e José Manuel Kantek Jr, conta com a Associação Brasileira de Footsack (Abrafoots), criada em 2007, em Curitiba. A associação tem como objetivo orientar, difundir e incentivar a prática do Footsack em todo país.

As bolas, feitas em crochê, têm como recheio material reciclado de garrafas PET e são produzidas pela Associação Curitibana de Crochê, formada por mulheres, que bordam as bolas em cores de times de futebol.

Como meio de divulgação do esporte, a Abrafoots promove torneios, faz parcerias com algumas escolas e levou o Footsack até mesmo para os presídios, como atividade ocupacional para os presos. A intenção é colocar a modalidade como um esporte de demonstração nas partidas da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil.

Quem ainda não conhece o Footsack terá a oportunidade de acompanhar uma demonstração neste domingo (26), pela manhã, no Parque Barigui, em Curitiba.

Nenhum comentário: