sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cosméticos orgânicos?



Para quem gosta de cuidar da beleza, do corpo e também do meio ambiente, uma ótima opção é utilizar os cosméticos orgânicos. Mais do que produtos naturais, eles são uma filosofia de vida.

Esses cosméticos são feitos com maior concentração de extratos naturais de flores, sementes e frutas, não agridem a pele, além de conter menos substâncias sintéticas, como corantes, fragrâncias e conservantes. As matérias-primas desses produtos são livres de substâncias tóxicas e passam por um processo, ecologicamente correto, de produção e teste.

O cheiro também é um ponto forte desses produtos, afinal, aromas agradáveis geram bem-estar e equilíbrio. Eles atuam nos sistemas nervoso e respiratório, como a lavanda, que alivia o stress e melhora a capacidade respiratória.


No Brasil, os cosméticos são certificados pelo Instituto Biodionâmico (IBD), que fiscaliza e certifica os produtos e processos orgânicos de acordo com normas internacionais. O instituto também orienta a produção e processamento dos orgânicos.

Ele garante não só o resultado final, mas todo o processo que levou à fabricação do produto, verificando diversos fatores, como procedência isenta de contaminação química, manejo sustentável dos recursos naturais e respeito ao meio ambiente e ao trabalhador. A certificação do IBD garante um diferencial de mercado, por isso é importante ficar de olho nos selos de qualidade.

Para o cosmético ser classificado como orgânico ele deve seguir algumas determinações na fórmula:

• Precisa ter 95% de matéria-prima orgânica;
• Não apresentar substância sintética ou química;
• Não ser testado em animais e não utilizar espécies de frutas ou flores em extinção;
• E também deve estar inserido em normas rígidas de controle, como pureza, segurança, sustentabilidade e eficácia.

As empresas fabricantes dos cosméticos orgânicos devem ter atitude ecologicamente correta, optando por recipientes recicláveis e embalagens biodegradáveis. Como não utilizam flores e frutas em extinção devem fazer o replantio planejado, sem prejudicar o solo e beneficiando social e economicamente as comunidades envolvidas na produção.

Exemplos

Como exemplo de produtos orgânicos e empresas que os fabricam é possível citar desodorantes, da empresa Magia dos Aromas, com calêndula e manjericão, que previnem e neutralizam o desenvolvimento bacteriano. A Amazon Secrets, com uma linha completa feita com açaí. A Florestas, com óleos para massagem, produtos para relaxamento dos pés, cremes corporais, entre outros.

A brasileira Natura lançou a linha Natura Ekos, que substitui o óleo mineral, resultado da purificação do petróleo, por matéria-prima renovável. Produtos com fórmulas desenvolvidas com ingredientes derivados de óleos naturais nobres, sem petroquímicos da Éh Cosméticos.

E ainda empresas estrangeiras, como a inglesa Lush, com lojas no Brasil, tem produtos feitos à mão e com quantidade mínima de conservantes, privilegiando as altas concentrações dos extratos de frutas, legumes, temperos e óleos.

Nenhum comentário: