segunda-feira, 4 de agosto de 2008

COPOM? Taxa Selic?



COPOM ANALISA AS CONDIÇÕES DA ECONOMIA

ATA DO COPOM EXPLICA ALTA DOS JUROS

COPOM ELEVA EM 0,5 PONTO PERCENTUAL A TAXA SELIC



Se você se depara com algumas dessas manchetes e não entende o que isso significa, saiba que não está sozinho.



O COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) é a comissão responsável por definir as diretrizes da política monetária e a taxa básica de juros do país (Selic). Ele foi criado em 1996, seguindo o modelo do Federal Reserve, o banco central norte-americano.





As decisões são tomadas em reuniões que acontecem a cada 45 dias, onde estão presentes membros da Diretoria do Banco Central. Eles decidem a taxa de juros a ser fixada, que será válida nesse período, e a previsão de alteração para o próximo encontro, que pode ser neutra, de baixa ou de alta.



A taxa de juros (Selic) é uma das ferramentas usadas para controlar a inflação. Os motivos pelos quais se decide aumentá-la, diminuí-la ou mantê-la estável são divulgados em ata, na semana seguinte à reunião. A cada três meses é gerado o Relatório de Inflação, ou seja, uma análise da economia brasileira com projeções do grupo para a taxa de inflação.



A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) foi criada para tornar mais segura a negociação de títulos públicos. Ela serve de referência para o cálculo de todas as outras taxas de juros do país.



Elevação e queda dos juros



Para manter a inflação sob controle o Banco Central eleva a taxa de juros e, com isso, encarece o custo dos financiamentos. Essa medida é tomada para conter o consumo das famílias, corrigindo o desequilíbrio entre oferta e demanda.



Quando a inflação está em um patamar confortável o Banco Central pode reduzir a taxa Selic. Como conseqüência o crédito se torna barato, estimulando o investimento e a produção das empresas. Para as famílias, a baixa dos juros reflete em maior poder de compra, devido às facilidades de financiamento.



Colaboração: João Carlos Simionato







7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns coleguinhas pelo Blog super didático e divertido. Forçaaa e sucesso.

Allan Johank

Sandra Nodari disse...

Parabéns pela interessante idéia de criar um blog para explicar termos técnicos e específicos. Adorei! O Blog está divertido, visualmente muito bem elaborado e necessário. Estou muito orgulhosa de vocês e feliz por terem sido meus aluninhos.
Um beijo e muito sucesso!
Sandra Nodari.

Anônimo disse...

Parabéns!!! Karin e Ronan, explicar e não complicar. Se essa iniciativa fosse seguida em todos os setores da nossa sociedade, sem dúvida teriamos um país muito mais avançado.

Parabéns.

Abraço

Renato

Thatha disse...

então... às vezes é tão difícil começar um projeto... as idéias borbulham em nossa mente e tal, mas para sair de lá, bem, vocês sabem... mas pelo que falamos e falamos sobre esse blog... percebi que vocês conseguiram!!!! Parabéns... está ótimo!!! agora é só atualizá-lo de acordo com a necessidade do seu público!!!
beijocas!!!

Anônimo disse...

Allan, obrigado pela visita. Que bom que você gostou!
---------------------
Sandra, nós é que ficamos felizes em ter sido seus alunos. Sua opinião é muito importante pra nós.
Obrigado, beijos.
---------------------
Renato,a idéia é essa mesmo: explicar de maneira fácil e rápida. Você tem razão, outros setores deveriam seguir o exemplo. Informação é direito de todos.
Obrigado por participar.
---------------------
Thata, é verdade. O começo é difícil, mas necessário. O melhor é contar com o apoio dos amigos. Muito obrigado, volte sempre.
---------------------
Karin Gusso e Ronan Pierote

Anônimo disse...

Parabéns para vocês.
Gostei muito da idéia e já sou um leitor assíduo deste jornal virtual, tanto que já o adicionei entre os meus sites preferidos.
Sucesso para vocês.

Anônimo disse...

Paulo,
seu comentário nos motiva a seguir em frente.
Obrigado e volte sempre!
--------------
Karin Gusso e Ronan Pierote