sábado, 31 de janeiro de 2009

FAT?


É impossível, ou pelo menos inevitável, falar de economia, dinheiro, crédito, sem falar em crise financeira. A boa notícia, que beneficia principalmente aposentados e pensionistas, é o aumento do salário mínimo.

A partir de amanhã, o mínimo passa a valer R$ 465, um aumento real de pouco mais de 6%. Não é o ideal, mas, diante das circunstâncias atuais, o melhor é se contentar.

Como vimos nos últimos meses, o governo adotou uma série de medidas para incentivar o consumo, como a redução do IOF para a compra de motos e do IPI para carros populares.

Com isso, a venda de carros usados diminuiu consideravelmente e deixou o setor enfraquecido.

Agora, o governo quer aquecer o mercado de usados criando uma linha especial de financiamento. Para isso, deve ser utilizado dinheiro do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Continue lendo…

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CNI?


Se antes eram só perspectivas e projeções, agora é realidade e cada vez mais próxima. A crise financeira já tira o sono de muita gente e preocupa especialistas.

Uns falam em meses, outros já esperam anos de recessão até que tudo volte ao normal. Pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou dados alarmantes.

O quarto trimestre de 2008 teve o pior desempenho da produção industrial nos últimos dez anos, fechando em 40,8 pontos. Só pra ser ter ideia, um ano antes o indicador apontou 59 pontos.

Por serem exportadoras, a crise afetou primeiro as grandes empresas. Para os próximos meses acredita-se que as pequenas e médias comecem a sentir os efeitos da crise, afinal muitas delas são fornecedoras das grandes.

Continue lendo…

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sepse?


Há menos de uma semana o Brasil foi surpreendido pela morte prematura da modelo Mariana Bridi, vítima de uma infecção urinária que evoluiu para sepse grave.

Se você não sabe o que é sepse, saiba que não está sozinho. Um estudo realizado com 917 médicos em 21 hospitais brasileiros concluiu que só 27% deles sabem reconhecer a sepse.

Sepse é uma resposta inflamatória do organismo a uma infecção ou, de forma mais simples, o que se chama de infecção generalizada.

No Brasil morrem, por ano, cerca de 250 mil pessoas por essa doença. Isso acontece, principalmente, pela falta de preparo dos médicos em diagnosticar e tratar a sepse.

Continue lendo…

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Código Florestal?


Sabe aquela desculpa do "eu não sabia", que muita gente usa depois de fazer coisa errada? Pois é, ela não pode ser usada quando se fala em devastação do meio ambiente.

Não é de hoje que vemos atitudes irresponsáveis serem cometidas, tendo como resultado catástrofes sem tamanho. São aquelas "queimadinhas" para limpar o terreno para o plantio e que acabam, invariavelmente, causando incêndios florestais de proporções gigantescas.

E se engana quem pensa que as discussões são travadas entre ambientalistas e fazendeiros. A briga avançou aos gabinetes e as trocas de acusações entre os ministros da Agricultura e Meio Ambiente se tornaram comuns.

Tudo isso acontece por causa do Código Florestal, que passa por exame no Congresso. De um lado, os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; e do outro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Minc, assim como os ambientalistas, defende as restrições ao desmatamento, com exigência de 80% de floresta nas propriedades rurais da Amazônia.

Stephanes e Cassel, junto com os ruralistas, querem permitir a derrubada de até 50%, principalmente porque a safra 2009 deve ser menor que a do ano passado.

Não é novidade ver os ânimos exaltados no governo. Em outubro de 2008, o ministro Carlos Minc já havia provocado mal-estar quando divulgou dados apontando o Incra como maior responsável pelo desmatamento no Brasil.


Continue lendo…

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Eclipse solar?


Ele não ocorre com tanta frequência e, por esse motivo, desperta a curiosidade e aguça a imaginação das pessoas há tanto tempo.

Se atualmente ele ainda é um mistério pra muita gente, imagine há milhares de anos quando não havia todo o aparato científico que o explicasse.

Ontem, o primeiro eclipse solar do ano pôde ser visto completamente no oeste da Indonésia e, parcialmente, em alguns países no sul da África e Austrália.

Em agosto de 2008, Canadá, Groenlândia, Rússia, Mongólia, China e Ártico foram presenteados com o eclipse total do Sol e o próximo está previsto para o dia 22 de julho.

O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a lua passa em linha reta entre a Terra e o Sol. Neste momento, a sombra da lua passa sobre a superfície terrestre e encobre a luz do Sol.

Isso só acontece duas vezes por ano, quando a lua atravessa o plano orbital da Terra. Mas isso não é condição suficiente para que o eclipse aconteça. É preciso que a lua esteja, no caso do eclipse solar, na fase de lua nova.

Continue lendo…

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Diretas-Já?


Pode parecer óbvio pra muita gente e até o próprio nome sugere, mas a verdade é que poucos sabem o que realmente foi o movimento das Diretas-Já.

Para ser mais exato, poucos correspondem a 35% da população brasileira, representada em uma pesquisa do instituto DataFolha.

Assim como os outros temas relevantes da história nacional, a maioria das pessoas já ouviu falar das Diretas, tem conhecimento do assunto, mas não sabe explicar com exatidão.

Só por curiosidade, houve até quem respondesse se tratar do movimento pelo impeachment do presidente Collor.

Para que não restem dúvidas as Diretas-Já foi o movimento popular de luta pelo direito ao voto, que teve início em 1983, em um momento em que as eleições aconteciam por meio do voto indireto.

Continue lendo…

domingo, 25 de janeiro de 2009

MSU?


A polêmica começou quando a Justiça Federal do Paraná obrigou uma faculdade a conceder bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos) a uma aluna.

O problema é que a estudante concluiu o ensino médio em escola particular, o que contraria as regras do programa, afinal somente estudantes vindos da rede pública podem concorrer à bolsa.

O juiz, no entanto, desconsiderou o critério, julgando que a mensalidade paga pela estudante tinha um valor muito baixo, além de ela ter provado que não poderia arcar com as mensalidades da faculdade.

Quem não gostou nada dessa história foi o Movimento dos Sem Universidade (MSU). Assim que soube do ocorrido, o MSU encaminhou uma representação à Advocacia Geral da União (AGU) contra a decisão da Justiça de beneficiar a estudante.

Para o movimento, a decisão pode abrir precedente para outros casos semelhantes.

Continue lendo…

sábado, 24 de janeiro de 2009

Home care?


Cuidar de um doente não é tarefa fácil e não há dúvida de que o hospital é o lugar mais adequado para o tratamento. Lá estão os profissionais capacitados para lidar com o paciente, além dos equipamentos necessários para o atendimento.

Porém, para alguns tipos de paciente, o tratamento em casa pode trazer benefícios com um custo igual ou menor ao de uma internação.

O sistema home care, do inglês, pode ser traduzido como "cuidado em casa" e consiste no atendimento médico domiciliar.

Nele, o médico vai até a casa do paciente, o que substitui a internação ou realiza o monitoramento de pessoas portadoras de necessidades especiais e doenças crônicas.

Muitos médicos acreditam que este tipo de tratamento ajuda na recuperação do paciente, afinal os vínculos familiares são mantidos, além do que se evita a infecção hospitalar.

Continue lendo…

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CUT?

Uns gostaram, outros nem tanto. Como em todas as decisões tomadas pelo Copom, há sempre os que defendem uma queda radical da taxa Selic, enquanto os mais conservadores apostam na redução sutil.

Na última reunião do Copom, esta semana, ficou definida a taxa Selic em 12,75% ao ano, uma redução de um ponto percentual na taxa básica de juros.

Tanto a Fiesp quanto a Fecomercio-SP acreditam que o ideal seria algo em torno de 9%, mas acreditam que a atitude já representa um avanço.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio de seu presidente Artur Henrique, aponta que a redução em um ponto percentual é insuficiente, mas esperava queda menor.

No mesmo dia em que foi anunciada a nova taxa de juros, manifestações promovidas pela CUT e outras centrais sindicais ocorreram em todo o país.

Continue lendo…

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DOF?


Não bastassem os desmatamentos que acontecem livremente por todo o país, em especial na região Norte, ainda temos de aceitar a estrutura de fiscalização precária que "toma conta" das nossas florestas.

Alguns problemas já são velhos conhecidos, como o do pequeno número de fiscais trabalhando, comparado a enorme área de florestas ameaçadas.

Mas, quem diria, a questão vai mais longe e diz respeito à gestão florestal, cujo sistema eletrônico apresenta falhas.

Isso mesmo, o sistema oficializado em 2006 pelo Ministério do Meio Ambiente e que deveria estar integrado desde abril de 2007, simplesmente não funciona.

O Documento de Origem Florestal (DOF) é o documento obrigatório para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, inclusive o carvão vegetal.

Com ele é possível acompanhar a trajetória da madeira, desde a retirada da mata até a loja onde será comercializada.

Continue lendo…

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Raiva humana?


A impressão que se tem ao tomar conhecimento de casos de raiva humana é de estar assistindo a um filme ou ouvindo alguma história fantasiosa.

O que ocorre é tão absurdo que fica difícil acreditar. No ano passado, mais precisamente em setembro, um adolescente de 15 anos contraiu a raiva humana após ter sido atacado por um morcego enquanto dormia.

Mais impressionante é o fato de o adolescente pernambucano estar curado da doença, mesmo a raiva sendo considerada mortal em quase 100% dos casos. Só pra se ter uma ideia, este é o primeiro caso de cura registrado no Brasil.

Ele permanece internado desde outubro, respira sem a ajuda de aparelhos, mas ainda se alimenta por sonda. Por enquanto, não há previsão de alta.

Continue lendo…

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Braile?


O processo de aprendizagem convencional, no qual o aluno frequenta aulas na escola já é bastante complexo, tanto que são necessários pelo menos cinco anos para que alguém seja alfabetizado.

Agora, imagine passar por tudo isso sem o auxílio da visão. Ler com as mãos foi a maneira encontrada para que deficientes visuais pudessem ser mais independentes.

O sistema de leitura por meio do tato é conhecido como braile e tem este nome em homenagem ao seu criador, o frânces Louis Braille.

Braille perdeu a visão aos três anos, o que não o impediu de estudar. Aos 15 anos aperfeiçoou um método de leitura, baseado em relevos impressos em papelão.

O braile representa letras, números, sinais de pontuação, acentuação, entre outros. Cada um dos símbolos é representado por pontos em relevo.

Continue lendo…

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

GPS?


Facilitar o trabalho é o lema da vida moderna, seja em casa, no emprego ou na escola. A rotina corrida de todos os dias obriga as pessoas a escolher maneiras mais rápidas e simples de resolver problemas.

Para um almoço mais rápido, comida congelada e micro-ondas; para a distância e saudade, Internet e webcam; para reuniões de trabalho, videoconferência. Estes são só alguns exemplos que podem ajudar a racionalizar o tempo, dando chance de aproveitar melhor horários livres.

Assim também faz o Sistema de Posicionamento Global, da sigla em inglês Global Positioning System ou, como é mais conhecido, GPS. Nada pior do que ter a sensação de estar sempre perdido, sem saber pra onde ir.

Continue lendo…

domingo, 18 de janeiro de 2009

UV?


Quase ninguém resiste à tentação de comprar óculos de sol na praia, em camelô ou mesmo em lojas de departamentos. Tem gente que nem é habituado a usar, mas no verão eles são praticamente obrigatórios.

Depois de passar protetor solar, colocar um boné ou chapéu parece que fica faltando alguma coisa e os óculos acabam sendo o último detalhe.

O que muita gente não leva em conta é o cuidado na hora de adquirir óculos escuros. O preço baixo e a comodidade de comprar em locais populares facilitam a compra errada, além do que o modelo de óculos acaba pesando na decisão.

E muita gente se engana se pensa que lente escura é sinônimo de proteção. Na hora de comprar é importante prestar atenção se a lente tem proteção UV.

A radiação é a energia que vem do sol e é distribuída em vários comprimentos de onda, que vão desde o infravermelho até o ultravioleta (UV).

Continue lendo…

sábado, 17 de janeiro de 2009

Ketamina?


O uso de drogas é tão antigo quanto a própria humanidade. Mudam os nomes, as formas de consumir, mas a essência é a mesma. Proibidas, divertidas, perigosas, enfim, um sem-número de adjetivos que poderiam classificá-las.

Nem tão nova, mas pouco conhecida, uma droga preocupa especialistas. Só pra se ter ideia, hoje ela ultrapassa a cocaína na preferência de usuários britânicos.

A ketamina, special K, ou simplesmente K, é, na verdade, um tranquilizante para cavalos. Sua popularidade pode ser explicada pelo fato de que pode ser injetada, inalada, fumada ou ingerida.

Além disso, o preço é outro atrativo: custa metade do valor da cocaína. Pra piorar, usuários acreditam que a ketamina é mais segura que outras drogas. O fato é que em dois anos o consumo cresceu 10% no Reino Unido.

Continue lendo…

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Asilo ou refúgio político?


Esta semana termina com uma polêmica em torno da justiça brasileira. É sabido que o governo, por meio do ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu refúgio político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti.

A fim de situar o leitor na história, expliquemos quem é Battisti. Acusado de quatro assassinatos na década de 1970, ele foi condenado à prisão perpétua na Itália. Fugiu para o Brasil em 2004, onde foi preso em 2007.

Atualmente está no presídio da Papuda, em Brasília, de onde pode sair a qualquer momento, agora que recebeu o status de refugiado político.

A notícia não foi bem recebida na Itália, tanto que o governo daquele país já pediu que o presidente Lula repense a concessão do refúgio. Lula, por sua vez, afirmou que a Itália pode não gostar da decisão, mas terá de respeitá-la.

Diferenças

Em meio a tantas confusões envolvendo estrangeiros vemos casos, como os de atletas ou artistas que aproveitam a oportunidade de estarem fora de seus países de origem para desertar e pedir ajuda ao governo local.

Apesar de o pedido ser feito com a mesma finalidade é importante entender que existem diferenças entre asilo e refúgio político.

Continue lendo…

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ICMS?


Muitos ainda aproveitam as férias, principalmente as crianças, enquanto pais começam a se preocupar com a volta às aulas e a inevitável compra de material escolar.

Ano novo, cadernos, livros, lápis, canetas, enfim, tudo novo. E, em ano de crise, tudo parece mais difícil. Em comparação com o ano passado, a constatação é desanimadora: o preço aumentou e, para piorar, os impostos que incidem sobre o material escolar são altos.

Só para se ter uma idéia, em uma caneta os impostos representam quase metade (47,49%) do valor de mercado.

Entre os tributos cobrados na lista escolar estão o IPI, a Cofins e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS).

Como a própria sigla sugere o imposto é cobrado independente da venda do produto, basta que haja circulação. A diferença de cobrança se deve ao fato de que os Estados têm autonomia para estabelecer suas próprias regras.

Continue lendo…

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Testosterona?


Você já parou pra pensar que o tamanho do seu dedo pode influenciar, positivamente, a sua carreira profissional?

Não é nada disso que você está pensando. Em primeiro lugar, vamos deixar claro que isso é válido somente para homens.

Então olhe para sua mão direita e compare os dedos indicador e anular. Se o anular for mais comprido, você tende a ser mais confiante, persistente, prefere situações arriscadas e está mais alerta (qualidades de quem lida com mercado financeiro).

A explicação, segundo cientistas que fizeram a pesquisa, está no nível de testosterona. A quantidade do hormônio a qual uma pessoa foi exposta quando estava no útero pode ser verificada no tamanho do dedo anular.

Continue lendo…

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Obesidade ou sobrepeso?


Para um amigo você pode estar bem. Para sua mãe você está "cheinho", mas quando se olha no espelho, você está obeso. Certamente tem alguém fazendo "vista grossa" e alguém exagerando nessa história.

A forma física e o padrão de beleza estabelecido variam conforme a época, mas, nos últimos anos, a sociedade tem vivido um paradoxo.

Ao mesmo tempo em que o modelo de magreza é "vendido" pela mídia, por meio de novelas, filmes e passarelas, as ruas veem, cada vez mais, obesos e pessoas fora de forma.

É tanto que uma pesquisa de um instituto americano - o National Center for Health Statistics - apontou que, nos Estados Unidos, o número de obesos é maior que o de pessoas com sobrepeso.

Continue lendo…

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

BNDES?


Para a compra da televisão, do primeiro carro, ou para abrir o próprio negócio. Não importa o valor do produto ou o tamanho do investimento quando se fala em sonho realizado.

Enquanto alguns economizam durante anos, outros recorrem aos financiamentos, pagamentos a prazo ou empréstimos. E aí, quanto maior o valor, maiores devem ser as garantias de que haverá restituição.

Mesmo com os devidos cuidados, situações desagradáveis podem acontecer. É o caso do Brasil que, atualmente, enfrenta um problema desse tipo.

Começou no fim do ano passado quando o governo do Equador resolveu não mais pagar o empréstimo concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) àquele país.

O dinheiro serviu para a construção da Usina Hidrelétrica de San Francisco, no interior do país. Mas, segundo o governo equatoriano, houve falhas na estrutura que causaram a interrupção de energia, provocando prejuízos ao Equador.

Continue lendo…

domingo, 11 de janeiro de 2009

Fluorose?


Já reparou naquelas manchinhas brancas que algumas pessoas têm nos dentes? Pois elas são formadas ainda na infância, quando ocorre ingestão excessiva de flúor.

As manchas podem ser pequenas, em alguns casos quase imperceptíveis, mas em outros podem trazer problemas. A fluorose, como é chamada a alteração na coloração dos dentes, pode, inclusive, causar perda de estrutura dental.

O período de maior cuidado que os pais devem ter com as crianças é quando ocorre a formação dos dentes, entre 11 meses e sete anos.

Nessa época é importante acompanhar e orientar os pequenos na hora da escovação. Por apresentar um sabor agradável, as pastas de dente infantis acabam estimulando as crianças a engolir o produto.

Somado a isso, a água que chega às casas, principalmente em grandes cidades, também contém flúor, e é justamente esse excesso que pode provocar a fluorose.

Continue lendo…

sábado, 10 de janeiro de 2009

Antioxidante?


Uns brigam com o espelho, outros aceitam a idade numa boa. Mas o fato é que, se fosse possível, ninguém escolheria envelhecer; pelo menos não na aparência.

E nessa luta contra o tempo vale tudo: exercícios físicos, boa alimentação, tratamentos estéticos, remédios e, em casos extremos, cirurgia plástica.

Para os menos radicais vale a pena conhecer um pouco mais sobre o poder dos alimentos. Isso mesmo, algumas frutas e verduras podem ajudar, e muito, no prolongamento da vida.

O segredo está nos antioxidantes, que protegem o organismo dos radicais livres, os grandes vilões do envelhecimento.

Os antioxidantes são substâncias que agem contra os efeitos do processo de oxidação do nosso tecido. Além disso, eles podem ajudar a prevenir doenças, como o câncer, doenças cardíacas, Mal de Alzheimer, entre outras.

Continue lendo…

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

LRF?


Desde criança muita gente é acostumada, ou melhor, condicionada pelos pais a ter responsabilidade. Eles adotam a mesada como meio de ensinar os filhos o real valor do dinheiro e como gastá-lo da melhor maneira.

Já adultos, alguns aplicam o que aprenderam durante a infância e conseguem ter uma vida financeira equilibrada.

Conselhos, regras, ensinamentos, ou qualquer outro nome que essas práticas podem ter, ajudam a direcionar o comportamento das pessoas, seja para o próprio benefício ou no cuidado com o dinheiro de outros.

É o que acontece nas gestões públicas. Muito dinheiro envolvido, muitas ações a serem desenvolvidas e, se houver descuido, muitos prejuízos pela frente.

Para evitar que o dinheiro público fosse usado sem regras e acabasse levando municípios e estados ao endividamento foi criada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Foi o dispositivo encontrado pelo governo brasileiro para tentar controlar os valores arrecadados com impostos e evitar com que houvesse desperdício e gastos exagerados.

Continue lendo…

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

MTE?


É difícil acreditar, diante de tanta modernidade - numa época em que se estuda o uso de células-tronco para curar pacientes ou se discute as condições de vida em Marte - que ainda exista trabalho escravo, em condições indignas ou mesmo trabalho infantil.

E o pior é descobrir que não são poucos os casos; falamos em milhões de pessoas vivendo nessa situação. Só entre crianças e adolescentes são 2,5 milhões, hoje, em condição irregular no mercado de trabalho.

Estes números são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que conhece apenas a ponta do iceberg. Aliás, os números não são nada favoráveis ao MTE. Em 2008, o ministério teve o resultado mais fraco, desde 2004, no que diz respeito ao combate ao trabalho infantil.

Os auditores do MTE localizaram 5.179 crianças e adolescentes exploradas no mercado de trabalho, o que não chega a 20% da meta prevista para o ano, que era de 34 mil pessoas.

Continue lendo…

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Globo de Ouro?


O Oscar é, sem dúvida, a maior premiação do cinema mundial e a mais conhecida. O prêmio marca o reconhecimento, o sucesso, enfim, a realização de qualquer artista.

Antes, porém, um outro prêmio dá uma ideia de como será o Oscar. Considerado uma prévia e um grande indicador de quais filmes serão indicados, o Globo de Ouro é entregue aos melhores artistas do cinema e da televisão dos Estados Unidos.

Golden Globe Awards, como é conhecida em inglês, a premiação é oferecida, desde 1944, pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

A Associação, cuja sede fica em Los Angeles, possui cerca de 90 jornalistas que escrevem para jornais e revistas do mundo todo.

Continue lendo…

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

GNV?


É cada vez maior o número de carros circulando nas ruas, seja nas grandes ou pequenas cidades. Facilidade de financiamento, redução de IPI, e mesmo o desejo de realizar um sonho podem ajudar a explicar o fenômeno.

Novo ou usado, à gasolina ou álcool, o fato é que brasileiro tem verdadeira paixão por carros. E, mais recentemente, descobriu uma maneira de diminuir os gastos, sem ter que abrir mão de dirigir.

Primeiro foram as frotas de ônibus, veículos de carga e táxis; depois foi a vez dos carros particulares usarem o Gás Natural Veicular (GNV) como principal fonte de combustível.

No início, a conversão era cara e os postos que forneciam o gás, escassos. Mas, com o tempo, tornou-se vantajoso optar pelo novo combustível, cuja economia pode ultrapassar 60%.

Continue lendo…

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

INSS?


Quando chega a hora de se aposentar, receber uma pensão ou auxílio doença, quem devemos procurar? Não há dúvida de que o INSS é o primeiro órgão que vem à mente quando se pensa nisso.

No entanto, automaticamente outros pensamentos passam pela cabeça, como as filas, o descaso, a burocracia e a demora do atendimento. É como se uma coisa dependesse da outra.

Mas, a partir de hoje, muita coisa vai mudar. Pelo menos é o que o promete o Ministério da Previdência Social com base na lei regulamentada pelo decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008.

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem garantir o cumprimento da lei que prevê a concessão da aposentadoria por idade em até 30 minutos.

Além disso, o trabalhador poderá fazer o pedido apresentando somente o documento de identidade. A lei é válida para trabalhadores urbanos que, anteriormente, aguardavam cerca de 30 dias para a concessão do benefício.

Continue lendo…

domingo, 4 de janeiro de 2009

Ifets?


A educação no Brasil tem passado por modificações importantes ao longo dos anos, pelo menos no que diz respeito à estrutura.

Sim, porque, por enquanto, o acesso ao ensino de qualidade e investimentos sólidos na educação são apenas promessas.

Mas há que se destacar mudanças relevantes, como a criação do Prouni (Programa Universidade para Todos), que garantiu o acesso das classes mais baixas ao Ensino Superior.

Além disso, a implantação de índices, como o Ideb, ajuda a definir metas para o futuro da educação no país.

Na semana passada, o presidente Lula assinou o projeto de lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). Eles são instituições de educação superior, básica e profissional, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

Continue lendo…

sábado, 3 de janeiro de 2009

HPV?


Toda vez que se fala em doença sexualmente transmissível (DST) ele é lembrado, junto com a AIDS, sífilis, gonorréia, entre outros.

O HPV, porém, se difere de outras DSTs porque a maioria dos pacientes é assintomática, ou seja, não apresenta os sintomas típicos da doença, que são lesões nas genitálias.

A sigla, em inglês, HPV (Human Papilomavirus) significa Papilomavírus Humano e as lesões provocadas pela doença são conhecidas, vulgarmente, como crista de galo.

O que pouca gente sabe é que aproximadamente 70% dos homens brasileiros têm o vírus. Este número faz parte de uma pesquisa internacional sobre o HPV no Brasil, Estados Unidos e México.

O estudo mostra ainda que a taxa de infecção nos homens se mantém com o passar do tempo, enquanto nas mulheres o pico acontece por volta dos 20 anos e diminui com o avançar da idade.

As lesões causadas pela doença, em forma de verrugas, aparecem na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Em casos mais raros, podem aparecer na laringe e no esôfago.

A preocupação maior é quando estas lesões evoluem para o cancro, causando, nas mulheres, o câncer de colo do útero.

Continue lendo…

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

UHT?


Um hábito na mesa do brasileiro, uma fonte de nutrientes para o organismo. O leite está presente, desde as classes menos favorecidas até as mais abastadas, em seus diferentes tipos.

Apesar de bastante comum atualmente, o leite de caixinha (ou longa vida) ainda é artigo de luxo em muitas localidades. O bom e velho leite de saquinho (ou pasteurizado) continua sendo muito consumido, principalmente, no interior.

É aí que se encontra a diferença básica entre o leite longa vida (UHT) e o pasteurizado.

A sigla UHT, do inglês Ultra High Temperature, significa Ultra Alta Temperatura e é um tratamento pelo qual o leite passa.

O leite UHT, assim como o pasteurizado, também passa por um processo de pasteurização, porém a temperaturas muito mais altas. Primeiro ele é aquecido a aproximadamente 150°C, por cerca de quatro segundos e, logo após, resfriado rapidamente.

Com isso, todas as bactérias presentes no leite, tanto as nocivas à saúde quanto as benéficas para a flora intestinal, são eliminadas.

Continue lendo…

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Licenciatura ou bacharelado?

Começo do ano, novos planos, expectativas. Para muitos jovens, o novo ano pode marcar a escolha de uma carreira e é importante estar preparado.


Na hora de escolher um curso de graduação são levados em conta gostos, afinidades, conhecimentos sobre a área, enfim, tudo o que possa direcionar o novo caminho a ser seguido.

Depois de escolhido o curso, alguns ainda têm de definir entre licenciatura e bacharelado. Mas qual é a diferença?

Ao contrário do que muitos podem pensar, esta é uma decisão importante e que vai determinar o futuro da profissão.

Entre as principais características da licenciatura estão as técnicas que ensinam como transmitir o aprendizado, ou seja, tornam o estudante apto a desenvolver um trabalho como professor.

Os cursos de licenciatura têm duração de quatro ou cinco anos, nos quais o aluno estuda, entre outras disciplinas, assuntos relacionados à didática, psicologia e filosofia, fundamentos da política educacional, gerenciamento e avaliação do aprendizado, além de fazer estágios em escolas, colocando em prática as habilidades aprendidas na faculdade.

Continue lendo…