domingo, 11 de janeiro de 2009

Fluorose?


Já reparou naquelas manchinhas brancas que algumas pessoas têm nos dentes? Pois elas são formadas ainda na infância, quando ocorre ingestão excessiva de flúor.

As manchas podem ser pequenas, em alguns casos quase imperceptíveis, mas em outros podem trazer problemas. A fluorose, como é chamada a alteração na coloração dos dentes, pode, inclusive, causar perda de estrutura dental.

O período de maior cuidado que os pais devem ter com as crianças é quando ocorre a formação dos dentes, entre 11 meses e sete anos.

Nessa época é importante acompanhar e orientar os pequenos na hora da escovação. Por apresentar um sabor agradável, as pastas de dente infantis acabam estimulando as crianças a engolir o produto.

Somado a isso, a água que chega às casas, principalmente em grandes cidades, também contém flúor, e é justamente esse excesso que pode provocar a fluorose.


Os pais devem estar atentos e utilizar a pasta de dentes como se fosse um remédio, ou seja, a quantidade a ser colocada na escova deve ser mínima. Além disso, deve-se estimular a criança a cuspir o excesso de creme dental.

Contudo, não se pode esquecer que o flúor é importante na prevenção de cáries e que, portanto, não pode ser evitado completamente.

Para as manchas esbranquiçadas mais aparentes existem alguns tratamentos estéticos, como o microdesgaste do esmalte e restaurações. De qualquer maneira, a prevenção ainda é o melhor caminho.

Nenhum comentário: