segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

GPS?


Facilitar o trabalho é o lema da vida moderna, seja em casa, no emprego ou na escola. A rotina corrida de todos os dias obriga as pessoas a escolher maneiras mais rápidas e simples de resolver problemas.

Para um almoço mais rápido, comida congelada e micro-ondas; para a distância e saudade, Internet e webcam; para reuniões de trabalho, videoconferência. Estes são só alguns exemplos que podem ajudar a racionalizar o tempo, dando chance de aproveitar melhor horários livres.

Assim também faz o Sistema de Posicionamento Global, da sigla em inglês Global Positioning System ou, como é mais conhecido, GPS. Nada pior do que ter a sensação de estar sempre perdido, sem saber pra onde ir.


Ou, ainda, pedir informação, se perder, chegar atrasado, e tudo por não saber se localizar. Mas, para alívio de quem se sente assim, o aparelho de GPS tem sido a salvação.

Instalados em carros, celulares ou mesmo como acessório independente, o GPS chegou aos locais mais distantes. Cablocos da Amazônia estão mapeando áreas para conter o avanço do desmatamento e outros abusos, comuns nessas regiões.

Tudo funciona por uma rede de satélites que informa a exata localização em qualquer parte do planeta. A partir daí, é o fim dos desencontros, atrasos e consequente perda de tempo.

Nenhum comentário: