sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CNI?


Se antes eram só perspectivas e projeções, agora é realidade e cada vez mais próxima. A crise financeira já tira o sono de muita gente e preocupa especialistas.

Uns falam em meses, outros já esperam anos de recessão até que tudo volte ao normal. Pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou dados alarmantes.

O quarto trimestre de 2008 teve o pior desempenho da produção industrial nos últimos dez anos, fechando em 40,8 pontos. Só pra ser ter ideia, um ano antes o indicador apontou 59 pontos.

Por serem exportadoras, a crise afetou primeiro as grandes empresas. Para os próximos meses acredita-se que as pequenas e médias comecem a sentir os efeitos da crise, afinal muitas delas são fornecedoras das grandes.


Acordos entre empresas e funcionários já começaram a ser feitos, como forma de evitar demissões. Mesmo assim, a indústria brasileira prevê queda no emprego nos próximos seis meses.

Para a CNI é hora de patrões e empregados entrarem em acordo e, se necessário, até uma flexibilização das regras trabalhistas, como, por exemplo, a redução da jornada.

Desde a sua fundação, em 1938, a CNI acompanha e enfrenta as dificuldades pelas quais o Brasil passou nas últimas décadas. Seja no pós-guerra, quando houve a necessidade de reerguer e equipar o parque industrial, seja nos anos 70 e 80, quando a indústria brasileira precisava de diversificação.

A CNI é a voz da indústria e atua para garantir a sua participação nas decisões políticas e sociais do país. E agora que a crise passou do plano teórico para o prático, resta acompanhar os desdobramentos e torcer para que ela vá embora logo.

Nenhum comentário: