domingo, 4 de janeiro de 2009

Ifets?


A educação no Brasil tem passado por modificações importantes ao longo dos anos, pelo menos no que diz respeito à estrutura.

Sim, porque, por enquanto, o acesso ao ensino de qualidade e investimentos sólidos na educação são apenas promessas.

Mas há que se destacar mudanças relevantes, como a criação do Prouni (Programa Universidade para Todos), que garantiu o acesso das classes mais baixas ao Ensino Superior.

Além disso, a implantação de índices, como o Ideb, ajuda a definir metas para o futuro da educação no país.

Na semana passada, o presidente Lula assinou o projeto de lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). Eles são instituições de educação superior, básica e profissional, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.


No começo serão 38 institutos espalhados por todo o país, num total de 168 campi. Metade das vagas dos institutos será destinada ao ensino médio integrado ao profissional e no Ensino Superior serão incentivados cursos de engenharia e bacharelados tecnológicos.

Com isso, os já conhecidos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) serão transformados em Ifets, assim como as Escolas Técnicas Federais (ETFs), Escolas Agrotécnicas Federais (EAFs) e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais.

Todos eles estarão submetidos à mesma política pedagógica, a partir de agora. A boa notícia é que o número de vagas deve ser ampliado de 215 mil para 500 mil, até 2010.

Também devem ser contratados mais 15 mil professores e construídos mais 143 novos campi.

Os Ifets fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e vão poder criar cursos, nos limites de sua atuação territorial, além de registrar diplomas dos cursos oferecidos.

Nenhum comentário: