segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Diretas-Já?


Pode parecer óbvio pra muita gente e até o próprio nome sugere, mas a verdade é que poucos sabem o que realmente foi o movimento das Diretas-Já.

Para ser mais exato, poucos correspondem a 35% da população brasileira, representada em uma pesquisa do instituto DataFolha.

Assim como os outros temas relevantes da história nacional, a maioria das pessoas já ouviu falar das Diretas, tem conhecimento do assunto, mas não sabe explicar com exatidão.

Só por curiosidade, houve até quem respondesse se tratar do movimento pelo impeachment do presidente Collor.

Para que não restem dúvidas as Diretas-Já foi o movimento popular de luta pelo direito ao voto, que teve início em 1983, em um momento em que as eleições aconteciam por meio do voto indireto.


O deputado Dante de Oliveira propôs uma emenda constitucional defendendo eleições diretas em 1984, mas ela foi reprovada pelo Congresso.

A chance que o Brasil via de eleger um presidente civil depois de mais de 20 anos de opressão da ditadura militar foi descartada naquele momento.

Apesar de a mudança não ter acontecido de imediato, a campanha das Diretas-Já foi, sem dúvida, a precursora da redemocratização no país.

Quatro anos mais tarde, em 1988, foi aprovada a nova Constituição Federal e, já no ano seguinte, o Brasil realizou eleições diretas para presidente. Há 25 anos, direto do túnel do tempo.

Nenhum comentário: