sexta-feira, 22 de agosto de 2008

IMC?


O IMC, abreviatura de índice de massa corporal, é o resultado de um cálculo que avalia se uma pessoa está abaixo do peso, dentro da normalidade ou acima.

Geralmente o IMC, reconhecido como padrão internacional, é calculado para pessoas adultas, mas existem versões para crianças e adolescentes, levando em conta as diferenças de composição corporal entre meninos e meninas, além da idade.

Apesar de não ser um método totalmente preciso o IMC continua a ser usado, tanto por profissionais, quanto por leigos. A explicação está na facilidade com que se pode fazer isso.


Por meio de uma fórmula simples é possível calcular o índice de massa corporal e, com o resultado, verificar qual a condição em que se encontra. Basta dividir o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado.

Ou, de um jeito mais simples, clicando aqui. Resultados menores que 18,5 demonstram casos de subnutrição. Entre 18,5 e 24,9 são considerados normais. De 25 a 29,9 já caracterizam excesso de peso.

De 30 a 34,9 são classificados com obesidade grau 1. De 35 a 39,9 obesidade grau 2. E acima de 40 apontam casos de obesidade grau 3, ou obesidade mórbida.

Tomar conhecimento desse resultado pode ser o primeiro passo para uma mudança de comportamento. A partir desse número, o médico pode solicitar exames para identificar outras doenças relacionadas ao sobrepeso, como diabetes ou problemas cardíacos, por exemplo.

Vale lembrar que o IMC, por si só, não determina se a pessoa é ou não saudável. A prática de esportes, hábitos de alimentação, ingestão de bebida alcoólica e cigarro são fatores importantes e devem ser considerados.

Nenhum comentário: