sábado, 10 de janeiro de 2009

Antioxidante?


Uns brigam com o espelho, outros aceitam a idade numa boa. Mas o fato é que, se fosse possível, ninguém escolheria envelhecer; pelo menos não na aparência.

E nessa luta contra o tempo vale tudo: exercícios físicos, boa alimentação, tratamentos estéticos, remédios e, em casos extremos, cirurgia plástica.

Para os menos radicais vale a pena conhecer um pouco mais sobre o poder dos alimentos. Isso mesmo, algumas frutas e verduras podem ajudar, e muito, no prolongamento da vida.

O segredo está nos antioxidantes, que protegem o organismo dos radicais livres, os grandes vilões do envelhecimento.

Os antioxidantes são substâncias que agem contra os efeitos do processo de oxidação do nosso tecido. Além disso, eles podem ajudar a prevenir doenças, como o câncer, doenças cardíacas, Mal de Alzheimer, entre outras.


Só para se ter idéia, estudos comprovaram que um antioxidante encontrado em algumas frutas - manga, uva e morango - pode ajudar a aumentar a eficácia, em até 40 vezes, de remédios de quimioterapia para diversos tipos de câncer.

Composição
Os antioxidantes estão presentes em alimentos ricos em vitaminas C e E, e betacaroteno.

Vitamina C
Acerola, limão, laranja, kiwi, caju, tomate, pimentão verde e vegetais folhosos crus.

Vitamina E
Germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.
Betacaroteno
Cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce.

Nenhum comentário: