quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Raiva humana?


A impressão que se tem ao tomar conhecimento de casos de raiva humana é de estar assistindo a um filme ou ouvindo alguma história fantasiosa.

O que ocorre é tão absurdo que fica difícil acreditar. No ano passado, mais precisamente em setembro, um adolescente de 15 anos contraiu a raiva humana após ter sido atacado por um morcego enquanto dormia.

Mais impressionante é o fato de o adolescente pernambucano estar curado da doença, mesmo a raiva sendo considerada mortal em quase 100% dos casos. Só pra se ter uma ideia, este é o primeiro caso de cura registrado no Brasil.

Ele permanece internado desde outubro, respira sem a ajuda de aparelhos, mas ainda se alimenta por sonda. Por enquanto, não há previsão de alta.


A raiva humana pode ser contraída por meio de mordida ou arranhadura de morcegos, cães, gatos, macacos, entre outros.

A doença é causada pelo vírus rábico, transmitido pelo animal infectado. O período de incubação varia de alguns dias até anos, mas, geralmente dura de 45 a 90 dias.

Os primeiros sintomas são ansiedade, insônia e, em seguida, paralisia muscular. Depois de um tempo os músculos respiratórios são afetados e a pessoa morre por asfixia.

Como já mencionado, pouquíssimas são as chances de sobrevivência depois que os sintomas aparecem. Por isso, qualquer pessoa ferida por um animal, mesmo que seja conhecido, deve procurar atendimento médico imediatamente.


Nenhum comentário: