terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Obesidade ou sobrepeso?


Para um amigo você pode estar bem. Para sua mãe você está "cheinho", mas quando se olha no espelho, você está obeso. Certamente tem alguém fazendo "vista grossa" e alguém exagerando nessa história.

A forma física e o padrão de beleza estabelecido variam conforme a época, mas, nos últimos anos, a sociedade tem vivido um paradoxo.

Ao mesmo tempo em que o modelo de magreza é "vendido" pela mídia, por meio de novelas, filmes e passarelas, as ruas veem, cada vez mais, obesos e pessoas fora de forma.

É tanto que uma pesquisa de um instituto americano - o National Center for Health Statistics - apontou que, nos Estados Unidos, o número de obesos é maior que o de pessoas com sobrepeso.


O estudo revela que 34% da população adulta é obesa, enquanto 32,7% estão acima do peso.

O cálculo é feito por meio do IMC, que considera como sobrepeso o indivíduo com IMC entre 25 e 29,9. Acima de 30, já é classificado como obeso.

É interessante observar, de acordo com o mesmo estudo, que desde 1980 a obesidade mais do que dobrou nos Estados Unidos, enquanto o sobrepeso se manteve estável.

Vale lembrar que, tanto o sobrepeso quanto a obesidade, podem causar diversas doenças, em especial as cardíacas. E o Brasil, guardadas as devidas proporções, vai pelo mesmo caminho, com uma população cada vez mais pesada.

Nenhum comentário: