sábado, 24 de janeiro de 2009

Home care?


Cuidar de um doente não é tarefa fácil e não há dúvida de que o hospital é o lugar mais adequado para o tratamento. Lá estão os profissionais capacitados para lidar com o paciente, além dos equipamentos necessários para o atendimento.

Porém, para alguns tipos de paciente, o tratamento em casa pode trazer benefícios com um custo igual ou menor ao de uma internação.

O sistema home care, do inglês, pode ser traduzido como "cuidado em casa" e consiste no atendimento médico domiciliar.

Nele, o médico vai até a casa do paciente, o que substitui a internação ou realiza o monitoramento de pessoas portadoras de necessidades especiais e doenças crônicas.

Muitos médicos acreditam que este tipo de tratamento ajuda na recuperação do paciente, afinal os vínculos familiares são mantidos, além do que se evita a infecção hospitalar.


E isso foi comprovado por meio de pesquisa realizada no Reino Unido e Itália. O estudo feito com pacientes idosos com doença pulmonar revelou, após seis meses, que aqueles que optaram pelo home care tiveram o risco de morte menor do que os pacientes internados em hospitais.

É importante que os familiares tenham consciência de que o home care não significa que o paciente receberá visitas médicas esporádicas.

É necessário que um cômodo da casa seja equipado de acordo com as necessidades do doente, juntamente com o suporte de profissionais, como auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, enfim, o que o médico autorizar.

Aliás, somente o médico é quem pode decidir sobre o home care, o que depende de cada caso. O mais importante, no entanto, é a família estar preparada para acolher e auxiliar no que for preciso.

Nenhum comentário: