quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DOF?


Não bastassem os desmatamentos que acontecem livremente por todo o país, em especial na região Norte, ainda temos de aceitar a estrutura de fiscalização precária que "toma conta" das nossas florestas.

Alguns problemas já são velhos conhecidos, como o do pequeno número de fiscais trabalhando, comparado a enorme área de florestas ameaçadas.

Mas, quem diria, a questão vai mais longe e diz respeito à gestão florestal, cujo sistema eletrônico apresenta falhas.

Isso mesmo, o sistema oficializado em 2006 pelo Ministério do Meio Ambiente e que deveria estar integrado desde abril de 2007, simplesmente não funciona.

O Documento de Origem Florestal (DOF) é o documento obrigatório para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, inclusive o carvão vegetal.

Com ele é possível acompanhar a trajetória da madeira, desde a retirada da mata até a loja onde será comercializada.


No entanto, os estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão escolheram outro tipo de rastreamento, diferente do DOF; e Minas Gerais não tem sistema eletrônico.

As divergências acontecem porque a União não pode obrigar que os estados usem o DOF, afinal a gestão florestal é de responsabilidade dos governos estaduais.

Já é difícil controlar o corte ilegal de árvores e a consequente destruição das florestas. E a dificuldade só aumenta com entraves burocráticos como este.

Nenhum comentário: