terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Braile?


O processo de aprendizagem convencional, no qual o aluno frequenta aulas na escola já é bastante complexo, tanto que são necessários pelo menos cinco anos para que alguém seja alfabetizado.

Agora, imagine passar por tudo isso sem o auxílio da visão. Ler com as mãos foi a maneira encontrada para que deficientes visuais pudessem ser mais independentes.

O sistema de leitura por meio do tato é conhecido como braile e tem este nome em homenagem ao seu criador, o frânces Louis Braille.

Braille perdeu a visão aos três anos, o que não o impediu de estudar. Aos 15 anos aperfeiçoou um método de leitura, baseado em relevos impressos em papelão.

O braile representa letras, números, sinais de pontuação, acentuação, entre outros. Cada um dos símbolos é representado por pontos em relevo.


O sistema chegou ao Brasil em 1856 e, desde então, auxilia crianças, jovens e adultos que nasceram cegos ou perderam a visão.

Mudanças

A nova reforma ortográfica, que entrou em vigor este mês, também trouxe mudanças para quem lê em braile.

Isso acontece porque as palavras em braile são escritas letra por letra, portanto cada hífen ou acento faz diferença no entendimento.

E não são poucas as pessoas atingidas por essa transformação. Estima-se, somente no Brasil, que existam aproximadamente 950 mil deficientes visuais, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Nenhum comentário: