sábado, 17 de janeiro de 2009

Ketamina?


O uso de drogas é tão antigo quanto a própria humanidade. Mudam os nomes, as formas de consumir, mas a essência é a mesma. Proibidas, divertidas, perigosas, enfim, um sem-número de adjetivos que poderiam classificá-las.

Nem tão nova, mas pouco conhecida, uma droga preocupa especialistas. Só pra se ter ideia, hoje ela ultrapassa a cocaína na preferência de usuários britânicos.

A ketamina, special K, ou simplesmente K, é, na verdade, um tranquilizante para cavalos. Sua popularidade pode ser explicada pelo fato de que pode ser injetada, inalada, fumada ou ingerida.

Além disso, o preço é outro atrativo: custa metade do valor da cocaína. Pra piorar, usuários acreditam que a ketamina é mais segura que outras drogas. O fato é que em dois anos o consumo cresceu 10% no Reino Unido.


Origem

A ketamina foi produzida pela primeira vez em 1962, como um anestésico que agia diminuindo a dor. A partir da década de 1970 começou a ser usada em festas e, mais tarde, em raves.

Consequências

Entre os efeitos que provoca pode-se destacar alucinações, visão distorcida, dificuldade no controle de movimentos, amnésia euforia, além de náuseas e vômito.

Assim como outras drogas, a ketamina pode levar à dependência e quem injeta corre o risco de contrair hepatite C e/ou AIDS. Cada cabeça, uma sentença.

Nenhum comentário: