sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

IPI?


Ele está chegando. Sim, o Natal também, mas a surpresa tão aguardada não deve vir em forma de presente e muito menos trazido por Papai Noel.

Cada vez mais próximo está o efeito da crise financeira (inter)nacional. A "marolinha" ganhou força e antes de se transformar em tsunami o governo resolveu reagir, tomando algumas providências.

Como já dissemos, há menos de um mês, houve redução do IOF para a compra de motocicletas, pacotes de ajuda a bancos, linhas de crédito, entre outros.

As medidas mais recentes vieram ontem e começam a valer hoje mesmo. O IOF será reduzido para empréstimos de pessoas físicas e a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será zerada para carros populares (motor 1.0) e diminuída para os demais.

Essa é a maneira que o governo encontrou para estimular o consumo. Na prática, a partir de hoje, comprar um carro vai ser mais barato (cuidado!).


A redução do IPI na compra de automóveis vai ser assim: para carros populares, de até mil cilindradas, o IPI cairá de 7% para zero. Para automóveis entre mil e duas mil cilindradas movidos à gasolina, será reduzida de 13% para 6,5%.

Para carros flex (bicombustível) e movidos à álcool, a alíquota cai de 11% para 5,5%. Essa redução vale até março de 2009.

Além disso, serão feitas alterações na cobrança do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) que prevêem a criação de mais duas alíquotas intermediárias no imposto.

Funciona assim: antes haviam três alíquotas (0%, 15% e 27,5%) e agora são cinco (além das três anteriores, 7,5% e 22,5%). Com isso, pessoas que se encontravam na faixa salarial correspondente à cobrança de 15% do imposto, por exemplo, passaram para 7,5%, ou seja, terão um recolhimento menor.

E como brasileiro não pode ouvir palavras como redução, desconto, promoção e afins, dá-lhe financiamentos, empréstimos, enfim, dívidas.

O governo incentiva o consumo, o gasto e o "oba-oba", mas não fala sobre estabilidade no emprego. Você compra hoje sem saber se vai conseguir pagar amanhã. Mas isso é só um detalhe. O jogo vai começar, façam suas apostas!


Nenhum comentário: