quarta-feira, 26 de novembro de 2008

OIT?


Já percebeu como notícia ruim nunca vem sozinha? Desde que a crise financeira se instalou no mundo - sua origem foi explicada aqui - previsões têm sido anunciadas dia após dia, e cada vez mais pessimistas.

E não é pra menos. Com as sucessivas quedas das bolsas de valores e prejuízos amargados pelas empresas, era apenas uma questão de tempo até que a economia real fosse atingida.

E agora vem a pior parte: seu salário deve ser afetado em breve. A combinação de baixo crescimento econômico e a oscilação dos preços dos alimentos e energia é a explicação para a estagnação do salário.

Pra variar quem mais vai sofrer com o problema serão os mais pobres. E nem adianta reclamar que o aumento será pequeno (em torno de 1%), porque em países desenvolvidos - não é o nosso caso - os salários devem recuar 0,5%, isso mesmo, diminuir.

Quem afirma é a Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio do Relatório Mundial sobre salários 2008/2009, divulgado ontem.


A OIT foi criada logo após a Primeira Guerra Mundial, em 1919 e é ligada à Organização das Nações Unidas.

A sigla original, em inglês, é ILO (International Labour Organization).

Entre as atribuições da organização está a busca de soluções que permitam a melhoria das condições de trabalho no mundo.

Mas nem tudo está perdido. A OIT recomenda aos governos que adotem medidas de fortalecimento do salário mínimo, que estimulem o consumo interno e que complementem a renda dos trabalhadores. No mais é rezar e dar graças a Deus por ter um emprego, afinal as coisas podiam ser piores.

Nenhum comentário: