domingo, 2 de novembro de 2008

Escarlatina?


Parece rubéola, mas não é. Parece catapora também, e não é. Os sintomas são bem parecidos e, principalmente, as temidas manchas vermelhas pelo corpo causam confusão à primeira vista.

Febre alta, calafrios, dores no corpo, dor de garganta, abatimento. A partir do segundo dia começam a aparecer manchas avermelhadas, que se espalham rapidamente. Estes são os sintomas da escarlatina e aí está a origem do nome, ou seja, das manchas de cor escarlate, um tom mais forte do vermelho.

A diferença das manchas de catapora em relação à escarlatina é que as primeiras são bolhas de água que vão ficando amareladas e formam uma crosta, enquanto as da escarlatina parecem uma lixa e coçam.


Crianças e adolescentes são os principais alvos da escarlatina, que é uma doença infecciosa, causada pela bactéria estreptococo do grupo A. E é nessa época do ano, a primavera, em que mais acontecem casos da doença.

Diagnóstico

Para se ter certeza de que o paciente sofre de escarlatina é preciso fazer um exame simples, no qual é retirada uma amostra de secreção da garganta e analisada em laboratório.

Tratamento

No passado, esta era uma doença preocupante, afinal não existiam medicamentos que combatessem a bactéria de forma eficaz. Mas a descoberta da penicilina tornou o tratamento da escarlatina mais fácil e, atualmente, a cura se dá por meio de antibióticos.

A doença só evolui para um quadro mais grave, caso não haja tratamento precoce, ou seja, assim que aparecem os primeiros sintomas.

Cuidados

A escarlatina é uma doença contagiosa, por isso é muito importante evitar o contato do paciente com outras crianças. O contágio acontece por meio de gotículas de saliva, tosse, espirros, roupas ou objetos contaminados.

Não há vacina contra a doença e, apesar de mais freqüente em crianças, adultos também podem ser atingidos. No entanto, para alívio de todos, a escarlatina só é contraída uma vez.

Depois de diagnosticada a doença, é fundamental que o paciente fique em casa, em repouso, ingerindo líquidos e alimentos mais fáceis de engolir, visto que a dor de garganta provocada pela infecção é intensa.

A prevenção continua sendo a melhor saída quando se fala em doença e a informação deve ser a principal aliada no combate a ela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu filho está com Escarlatina e é horrível ,está tomando remédios ,e mesmo assim assusta de se ver as manchas pelo corpo .não tenho idéia de como ele pegou , de quem ou o onde .mas estamos tratando pq não é coisa pra se brincar ,andei pesquisando e vi q se não tratada corretamente pode piorar e muito .